Araraquara News

Notícias Direitos Humanos

Religiões de matriz africana passam a ser patrimônio cultural imaterial no município de Araraquara.

O projeto de lei de autoria da vereadora Filipa Brunelli foi aprovado na noite dessa terça-feira.

Religiões de matriz africana passam a ser patrimônio cultural imaterial no município de Araraquara.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na noite de hoje (10), foi aprovado pela Câmara Municipal de Araraquara o PL 139/2021 de autoria da vereadora Filipa Brunelli, que declara os cultos e liturgias de matriz africana, patrimônio cultural imaterial em Araraquara.

Esse projeto, visa aprofundar os estudos a cerca dessas religiões e sua história no município, de forma a garantir que o povo de santo tenha sua religiosidade respeitada e respaldada pela lei.

Em suas redes sociais, declarou a vereadora Filipa Brunelli:

"Aprovado! 
É com muita honra que venho comunicar a vocês que mais um PL nosso foi aprovado! 
Agradeço a Exu, a Xangô, Iemanjá e todos orixás por permitir que avançássemos no que tange a justiça social e na reparação histórica. Agradeço também ao Babalorixa Caio D'Iemonja, a Yalorixa Claudia D'Oya, Babakekere Caludeir D'Exu, a direção da ABRATU e todo o povo de santo presentes nesse mandato.
A partir de hoje, as religiões de matriz africana passam a ser respeitadas, disseminadas como patrimônio cultural imaterial de Araraquara. 
Infelizmente tal PL não vai mudar a realidade dos povos de santo do dia para noite, mas já é um grande avanço no que tange ao combate intolerância religiosa em nosso município. 
Povo de axé e todos aqueles que acreditam que a diversidade dos povos sejam respeitados, nosso mandato estará sempre a disposição. 
O PL de número 139/21, declara os cultos e liturgias de religiões de matriz africana patrimônio  cultural imaterial de Araraquara, foi aprovado por 13 votos contra 3 votos contrários. 
Infelizmente os que votaram contra que são os vereadores das igrejas protestantes cristãs, não entenderam o PL ou compactuam com a opressão sofrida por esse povo! 
Existem coisas que são inegociáveis, como ideologia e caráter! 
Sou politeísta, acredito e respeito todas as entidades e deuses, mas como vereadora o único livro que sigo é a constituição federal!"

Filipa Brunelli
Transvereadora/ PT
Araraquara-SP

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!