Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 22 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Educação

Secretaria Municipal de Educação explica participação da família nas escolas

Vereador João Clemente (PSDB) solicitou informações via requerimento

Secretaria Municipal de Educação explica participação da família nas escolas
https://news.un.org/pt/story/2021/01/1739442
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pensando na integração escola e família, o vereador João Clemente (PSDB) enviou, em 14 de setembro, um requerimento à Prefeitura, buscando informações sobre a participação das famílias araraquarenses na convivência escolar.

No último dia 11, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que as ações que envolvam a participação das famílias no âmbito da escola são previstas na legislação educacional, a qual define como incumbência dos estabelecimentos de ensino ''articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola".

A gestora também explicou que “as escolas municipais realizam uma multiplicidade de ações com o objetivo de cumprir as determinações legais, promovendo ações diversificadas, como representação nos órgãos colegiados, como o Conselho e Escola/Associação de Pais e Mestres (APM), a participação na elaboração, monitoramento e avaliação do Projeto Político Pedagógico da escola, e também participam do processo educacional escolar, não como mero expectador, mas de modo atuante”.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com o documento, essa participação se materializa, conforme os calendários e características particulares de cada unidade, podendo ser no engajamento em projetos escolares; na realização de apresentações culturais; na produção de trabalhos e mostras; na organização de eventos como festas, celebrações a datas comemorativas e formaturas; e na disputa em torneios esportivos e gincanas.

Em relação a um planejamento para implementação de atividades que promovam a convivência família-escola, os 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e os valores pertinentes às Cidades Sustentáveis e Inteligentes, foi informado que, “para além das ações desenvolvidas pelas escolas, a Secretaria Municipal de Educação tem em curso a implantação do Projeto Contínuo de Atenção Individualizada - Comunidades Educadoras, o qual visa, dentre outros objetivos, efetivar o conceito de Comunidade Educadora, desenvolvendo práticas pedagógicas assentadas no conceito de território, fortalecendo as relações escola-comunidade e a perspectiva de redes de proteção e de políticas públicas intersetoriais”.

Clélia concluiu ressaltando que “a escola possui atribuições e responsabilidades precisas quanto ao cumprimento de carga horária, de dias letivos e do currículo, responsabilidades intensificadas em razão dos prejuízos advindos da pandemia”.

FONTE/CRÉDITOS: https://www.camara-arq.sp.gov.br/noticias/secretaria-municipal-de-educacao-explica-participacao-da-familia-nas-escolas?ver=236

Divulgue seu Instagram - SAIBA MAIS...

JOÃO CLEMENTE

Publicado por:

JOÃO CLEMENTE

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar produtos e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR