Araraquara News

Notícias Cultura

Setor Cultural começa mobilização para construção do novo Plano Municipal de Cultura de Ribeirão Preto

Primeira ação acontece no próximo dia 21, às 18h

Setor Cultural começa mobilização para construção do novo Plano Municipal de Cultura de Ribeirão Preto
Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) em conjunto com a Secretaria da Cultura e Turismo do município dão início às ações para construção do novo Plano Municipal de Cultura de Ribeirão Preto.

O Plano Municipal é um conjunto de princípios, objetivos e metas com a finalidade de estabelecer diretrizes ao poder público para a elaboração de políticas públicas culturais efetivas no município.

Maria Eugenia Biffi, advogada, representante da OAB no Conselho Municipal de Política Cultural explica que “o Plano Municipal de Cultura tem por base o art. 215 da Constituição Federal e lei 12.343/2010 que cria o Plano Nacional”.

Essa construção acontecerá de forma participativa. Serão realizadas salas de escutas, fóruns, audiências públicas e conferências com a população. Qualquer pessoa pode participar.

Neste momento, iniciam-se as salas de escuta que, como o nome indica, são espaços de diálogo com a população artistas e produtores culturais da cidade para coletar sugestões, críticas, ideias, anseios e vontades do setor cultural, que serão base para propor soluções e caminhos que orientem as políticas culturais da cidade.

“Com o objetivo de criarmos espaços verdadeiramente democráticos, plurais e representativos, dividimos as salas de escuta por segmento artístico, possibilitando que as ideias, sugestões e necessidades sejam abordadas dentro de suas próprias realidades”, ressalta Maria Eugenia Biffi.

A dinâmica das salas será conduzida pela pessoa que representa o respectivo segmento no CMPC com auxílio e acompanhamento dos demais conselheiros municipais. A primeira sala já está marcada para o dia 21 de setembro, às 18h, com o setorial do teatro e circo da cidade. Para participar, basta acessar o Instagram @concultrp ou entrar em contato pelo WhatsApp da Secretaria Municipal da Cultura (16) 98109-2477.

Agenda das Salas de Escuta:

21/09/2021 - Sala de Escuta Teatro e Circo

28/09/2021 - Sala de Escuta Música

05/10/2021 - Sala de Escuta Matriz Africana

19/10/2021 - Sala de Escuta Culturas Tradicionais

26/10/2021 - Sala de Escuta Patrimônio Histórico e Cultural

03/11/2021 - Sala de Escuta Literatura

11/11/2021 - Sala de Escuta Dança

16/11/2021 - Sala de Escuta Artesanato e Artes Visuais

23/11/2021 - Sala de Escuta Cinema e Vídeo, Diversidade e Cultura Inclusiva

30/11/2021 - Sala de Escuta Movimentos Culturais

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!