Em maio deste ano, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou o Requerimento n° 370/2023, questionando o Executivo sobre o sistema de câmeras de videomonitoramento e vigilância nos pontilhões e demais elevados do município, a fim de assegurar segurança aos usuários desses locais.
O parlamentar pergunta se os terminais da Central de Integração e Rodoviário de Araraquara possuem sistema de câmeras interligado às redes de monitorização da Guarda Municipal. Clemente também argumenta sobre o prazo para instalação desses sistemas de vigilância nesses locais.
“O Centro Integrado de Videomonitoramento Municipal (CICOVM) está passando por uma atualização tecnológica para melhorar a eficácia do sistema de segurança por vigilância eletrônica. Foram adquiridos computadores com maior capacidade de processamento e um videowall em resolução 4K. As câmeras de videomonitoramento atuais estão sendo substituídas por modelos mais avançados, incorporando novas tecnologias. O número de câmeras também está sendo ampliado”, informou, no documento, o coordenador de Segurança Pública do município, Alexandre Pomponi.
Ele acrescentou que “está em andamento a execução do Contrato nº 5.710-2022 com a empresa Techs Net Ltda, por meio do qual estão sendo instaladas 130 câmeras, incluindo 40 para leitura de placas veiculares e integradas ao sistema Detecta do Estado de São Paulo. Esse sistema transmite automaticamente informações relevantes para as polícias Civil e Militar”.
Quanto às câmeras de monitoramento em pontes, viadutos e outros equipamentos públicos localizados em pontos elevados do município, Pomponi afirmou que o Terminal Central de Integração já possui 32 câmeras (compartilhadas com o sistema de monitoramento) e sob a gestão da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, sendo que uma dessas câmeras está posicionada para capturar imagens da passarela.
O gestor afirmou que existe um projeto para a instalação de 21 câmeras no Terminal Rodoviário. Já na área atrás do Terminal Rodoviário, na Via Expressa, será instalada uma câmera 360 graus (speed dome) capaz de capturar imagens do ponto mais alto do terminal, assim como uma na rotatória das Roseiras e outra no topo do viaduto da Avenida Barroso, locais que terão o mesmo sistema com capacidade de capturar, respectivamente, imagens do viaduto que passa sobre a linha férrea e dos dois viadutos.
João Clemente pondera que por meio da Indicação 999 de 2021 (Indicação de realização de estudos e análises acerca da saúde estrutural de pontes, viadutos, pontilhões e demais estruturas elevadas do Município), da propositura 2658 de 2023 (Indica a inserção de placas indicativas contendo informações sobre órgãos, centros, entidades, públicas ou prestadoras de serviços públicos, de Valorização da Vida (apoio emocional e prevenção ao suicídio) nos pontilhões, viadutos e demais elevados – “Sua Vida é Preciosa”), e do Requerimento em cotejo, buscou auxiliar na proposição de políticas públicas de segurança e saúde da população.
Divulgue seu Instagram - SAIBA MAIS...