Araraquara News

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 20 de Abril 2026

🔴 Ao vivo

Notícias/Saúde

Tese de pesquisadora do CDMF aborda a obtenção de materiais biocompatíveis para o tratamento de candidíase vulvovaginal

Estudo foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto

Tese de pesquisadora do CDMF aborda a obtenção de materiais biocompatíveis para o tratamento de candidíase vulvovaginal
CDMF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última quarta-feira, 14, a pesquisadora Fiama Martins Cutrim, integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), defendeu sua tese de doutorado intitulada “Gels and Sponges Nanocomposites Based in Chitosan, Poly(N-vinylcaprolactam) and SiO2 Applied as Drug Delivery System”. 

O trabalho foi orientado por Emerson R. Camargo, membro do CDMF. Também contribuíram com os resultados do estudo os pesquisadores Bruno Sarmento e José das Neves, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), em Portugal, onde foram desenvolvidos os ensaios biofarmacêuticos.

Uma das grandes motivações do trabalho foi a obtenção de materiais biocompatíveis para atuar como sistema de liberação de medicamentos para o tratamento de candidíase vulvovaginal (CVV). A CVV é uma infecção que afeta 75% das mulheres em idade fértil pelo menos uma vez na vida. 

Publicidade

Leia Também:

“Como resultados, obtivemos materiais à base de quitosana e Poli (N-Vinil caprolactama) que apresentaram biocompatibilidade in vitro, mantiveram a atividade anti-candida do fármaco testado e apresentaram perfis de liberação controlada ao longo de 24 horas. Esses resultados mostram-se promissores para a aplicação destes materiais como sistemas de entrega de medicamentos”, explicou Cutrim, agora doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química da UFSCar (PPGQ – UFSCar). 

A banca examinadora foi composta pelas professoras Simone Milani Brandão (UFSCar), Dayane Batista Tada (UNIFESP), Tatiana Santana Ribeiro (UFSCar – Campus Araras) e Caio Sampaio (UNESP).

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

FONTE/CRÉDITOS: CDMF
José Angelo santilli

Publicado por:

José Angelo santilli

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR