Espaço para comunicar erros nesta postagem
Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
A Associação Brasileira de Cerâmica (ABC) concedeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no 67º Congresso Brasileiro de Cerâmica à pesquisa “Projeto e validação de arranjo experimental para avaliação de permeação gasosa em membranas cerâmicas”. O trabalho é de autoria de Sabrina G. M. Carvalho, bolsista de pós-doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN), Eliana Navarro S. Muccillo, pesquisadora do IPEN, e Reginaldo Muccillo, pesquisador emérito do mesmo instituto, Pesquisador Principal no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e supervisor da pesquisa de pós-doutorado de Carvalho.
No trabalho premiado, foi projetado e construído um sistema para medir a permeação de gases e a caracterização elétrica em membranas cerâmicas a diferentes temperaturas. O sistema tem sido utilizado para medir a eficiência de membranas para permeação de dióxido de carbono (CO2).
“Essas membranas podem ser utilizadas na indústria para diminuir a quantidade de dióxido de carbono lançada na atmosfera (processo de captura de CO2) diminuindo os impactos ambientais e contribuindo para a redução do efeito estufa”, explica Carvalho.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).
Publicado por:
José Angelo santilli
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.
Nossas notícias
no celular