Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram
Dois casos sobre pessoas públicas revelando momentos de tensão com quadros de trombose, Anahy do programa Casos de Família, e o deputado federal de São Paulo, Mário Frias, provocaram muito burburinho e medo sobre a condição na internet. As ocorrências chamaram atenção da população e servem como alerta para os riscos.
A trombose é uma condição vascular com a formação de um coágulo de sangue nos vasos ou artérias. De acordo com o cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Josualdo Euzébio Silva, a manifestação ocorre mais nos membros inferiores, cuja circulação sanguínea é naturalmente mais lenta e, consequentemente, aumenta a probabilidade de o sangue coagular na região e afetar a irrigação adequada do local.
Anahy e Frias possuem mais de 50 anos, sendo a idade, considerada um dos fatores de risco para a condição, assim como também a genética, o sedentarismo, obesidade, ser portador de doenças crônicas - como varizes - ter passado por longas cirurgias e/ou hospitalizações, infecções, fraturas, gravidez, uso de medicamentos a base de hormônios e tabagismo.
Os principais sintomas são dor, inchaço, enrijecimento da musculatura, espessamento da pele, aumento da sensibilidade, veias visíveis, elevação da temperatura local, pele em tom vermelho, arroxeado ou azulado e a fadiga.
Nem sempre, a patologia apresenta sinais, contudo, quando surgem, indicam a necessidade de procurar por ajuda especializada rapidamente, para evitar problemas, como a embolia pulmonar e, até mesmo, uma amputação, devido à obstrução e falta de circulação adequada nos membros, como o pé.
A embolia acontece, quando o coágulo se desprende e segue, através do fluxo sanguíneo, em direção aos pulmões, obstruindo o caminho, causando dor no peito, falta de ar, batimentos acelerados, queda de pressão, tontura, desmaio repentino, tosse com ou sem a presença de sangue, palidez, ansiedade e sudorese.
Josualdo afirma que os sintomas são um indicativo de urgência e o indivíduo precisa ir a um hospital rapidamente. É importante lembrar que a embolia pulmonar pode levar ao falecimento e, por isso, é considerada tão grave.
A manutenção da saúde com exames e visitas regulares a um cirurgião geral, assim como manter uma vida saudável, por meio da alimentação e a prática de atividade física, propiciam um maior controle da saúde vascular.
Comentários: