Unidade de Saúde do Adalberto Roxo Passa por Reparos e Aguarda Recursos para Conclusão de Obras Estruturais
Parte das melhorias estruturais na Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Antonio Carlos Pizzolitto”, no Jardim Adalberto Roxo, em Araraquara, está em andamento. Contudo, outras dependem da contratação de empresa especializada e da obtenção de recursos externos.
As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Araraquara, em resposta a Requerimento da vereadora Filipa Brunelli (PT) sobre as condições do local.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foi elaborado um orçamento no valor estimado de R$ 117,4 mil para serviços estruturais. A pasta busca viabilizar os recursos por meio de emenda parlamentar ou transferência voluntária junto aos governos estadual e federal.
Melhorias e Atendimentos
Entre as ações corretivas, foram solicitados materiais elétricos para corrigir pontos expostos e acionadas empresas para orçamentos referentes aos aparelhos de ar-condicionado quebrados. Grades de proteção das janelas já foram instaladas, e o processo para aquisição de novas divisórias internas está em andamento.
A Prefeitura informou ainda que a farmácia da unidade está em vias de reabrir. Mesmo antes da homologação de concurso para auxiliar de farmácia, estão sendo adotadas medidas de remanejamento de equipe e reposição do estoque de medicamentos para restabelecer o serviço o mais rapidamente possível.
Em relação ao atendimento odontológico, concursos públicos para cirurgião-dentista e auxiliar de cirurgião-dentista foram homologados em 27 de setembro de 2025. A previsão é de que a segunda equipe odontológica inicie os atendimentos a partir de 1º de novembro deste ano.
O serviço de dedetização foi requisitado e está com processo administrativo em tramitação. A Secretaria também esclareceu que a equipe atua de forma corretiva, realizando pequenos e médios reparos, e aciona formalmente a Secretaria de Obras e Serviços Públicos para intervenções de maior porte.
Relembre
O Requerimento da vereadora Filipa Brunelli foi apresentado após vistoria no local, durante a qual foram observadas deficiências estruturais e de funcionamento da unidade. O pedido solicitou informações sobre as providências adotadas pelo Executivo para a correção das irregularidades.
Comentários: