Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram
riado com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o perigo dessa doença cujos efeitos são impactantes, o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi celebrado, mundialmente no último dia 29/10.
E por conta dessa data, uma equipe de profissionais da saúde da Unimed estará neste sábado (09), das 9h às 12h, no Parque Infantil, na Av. Professor Jorge Correa (rua lateral), tirando dúvidas e informando a população de Araraquara acerca desse assunto. A atividade também conta com aferição de pressão arterial; mensuração de glicemia e uma caminhada.
“Contamos com a participação de todos, pois o AVC é um assunto muito sério. Somente em 2020, ele vitimou 99 mil pessoas, número expressivo para o nosso país. Teremos bastante informação para você e sua família”, comenta o Dr. Lucas Eduardo Bonadio, neurocirurgião e coordenador médico do protocolo de AVC do Hospital São Paulo-Unimed Araraquara,
Segundo o especialista, os três principais sinais que podem identificar um AVC são: S, de sorria (se a pessoa sorrir e a boca ficar torta para um dos lados); A, de abrace (se um dos braços não levantar); M, de música (se ao cantar, a pessoa fique com a fala “enrolada”).
“Ao reconhecer alguma dessas situações, o paciente deve ser encaminhado, a um centro de referência, lembrando que o Hospital São Paulo é o único da cidade. Quanto mais precoce for o atendimento, melhores são os resultados do paciente”, comenta o Dr. Bonadio.
O Hospital São Paulo é certificado, internacionalmente, na categoria Diamante, mais elevada no programa Angels Awards - certificação ofertada, desde 2018, na América Latina, pela Sociedade Iberoamericana de Doenças Cérebro Vasculares em parceria com a Organização Mundial de AVC.
Comentários: