Araraquara News

Sabado, 25 de Janeiro de 2025

🔴 Ao vivo

Saúde

VARIZE É INCÔMODO ESTÉTICO PARA VERÃO, MAS DEVE SER AVALIADA O ANO TODO PARA EVITAR DOENÇAS VASCULARES

Multi Comunicar
Por Multi Comunicar
/ 107 acessos
VARIZE É INCÔMODO ESTÉTICO PARA VERÃO, MAS DEVE SER AVALIADA O ANO TODO PARA EVITAR DOENÇAS VASCULARES
Freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

              A chegada do verão com a elevação das temperaturas provoca desconforto estético entre as mulheres, principalmente, em relação às varizes. O problema é facilmente solucionado com uma consulta a um cirurgião vascular. Os especialistas alertam a importância de se ter atenção à condição durante todo o ano para prevenir doenças vasculares mais graves.

               O médico cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Josualdo Euzébio Silva, explica que as varizes são veias tortuosas encontradas, principalmente, na extensão das pernas, mas também podem ser vistas no rosto, braços, na região abdominal e pélvica, sendo consideradas causas de diferentes incômodos.

          Os principais sintomas envolvem veias inchadas e coloridas, dor, com a sensação de peso  nas pernas, no fim de um dia quente, queimação, cãibras, dormência, e alterações na textura da pele.

Publicidade

Leia Também:

          Geralmente, o problema provoca preocupação estética, já que as veias, em tom azul-esverdeado, são bastante visíveis e impedem algumas pessoas de mostrarem suas pernas, mesmo que estejam com muito calor.

          O número de tratamentos crescem com a evolução tecnológica. A cirurgia não é mais o único método, sendo que existem outras alternativas, inclusive menos invasivas, proporcionando maior rapidez e facilidade, inclusive, sem necessidade de internação.

          Quem quer eliminar os vasinhos pensando no verão, a recomendação é buscar um profissional antes do início do período, uma vez que é preciso alguns dias, evitando exposição solar.

          Contudo, as varizes devem ser avaliadas com mais seriedade também, uma vez que, fatores como a frequência (atinge aproximadamente 30% da população) - tende a elevar a gravidade. A condição precisa ser acompanhada para evitar úlceras varicosas, trombose venosa superficial, embolia pulmonar, insuficiência venosa, hemorragias, eczema, pigmentação e o escurecimento da pele. 

          Josualdo afirma que manter consultas periódicas com um cirurgião vascular garante uma melhor prevenção. O médico ainda indica cuidados preventivos, como a prática de atividade física, evitar o sobrepeso e obesidade, o tabagismo, o uso prolongado de hormônios, manter o corpo hidratado, elevar os membros acima da altura do coração, optar por usar roupas mais largas e usar meias de compressão, auxiliando na circulação nos membros inferiores.

Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar