Araraquara News

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 10 de Novembro 2025

Notícias/Saúde

VENDA DA ÍRIS É PROIBIDA APÓS SE CONSTATAR RISCO DE VAZAMENTO DE DADOS E FALTA DE INFORMAÇÕES SOBRE INTERESSE DA EMPRESA

VENDA DA ÍRIS É PROIBIDA APÓS SE CONSTATAR RISCO DE VAZAMENTO DE DADOS E FALTA DE INFORMAÇÕES SOBRE INTERESSE DA EMPRESA
Freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após mais de 500 mil brasileiros venderem suas íris com pagamento em criptomoedas, o projeto Worldcoin, movido pela empresa dona do Chat GPT, a Open AI, foi proibido no Brasil. A decisão foi tomada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que precisou, ainda, julgar o recurso aberto pela empresa para retomar essa ação, sendo novamente negada. A atividade estava acontecendo somente na cidade de São Paulo, mobilizando pessoas interessadas em ganhar dinheiro rapidamente, aproximadamente, 750 reais. O projeto ocorre em diversos outros países e também chegou a ser proibido na Espanha, Portugal, Coreia do Sul e Argentina. 

A proibição é decorrente da mesma justificativa apontada pela ANPD, a falta de transparência sobre o uso dos dados, incluindo a impossibilidade dos usuários revogarem esse conhecimento. Apesar de parecer cenas de filme de ficção científica, as íris podem ser usadas com diferentes intenções, inclusive, permitir o acesso a salas consideradas de alta proteção, como cofres, além de coisas mais básicas, por exemplo, senhas de aparelhos celulares.

A oftalmologista diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Juliana Guimarães, afirma que a categoria já demonstrava bastante preocupação em relação a esses riscos. A biometria pode ser definida como qualquer medida do corpo que seja usada para identificar, sendo a mais conhecida e amplamente utilizada, a do dedo.

Publicidade

Leia Também:

Contudo, Juliana explica que a íris, conhecida como a parte colorida do olho, em forma de anel, é considerada melhor que a impressão digital, por uma série de razões, como ser extremamente detalhada. “Cada olho possui cor e profundidade diferentes, tornando-as únicas em comparação a outros métodos”.

Outra curiosidade é que a íris não perde seus detalhes com o envelhecimento, exceto em caso de acidente com cicatriz ocular, situação rara, diferente dos dedos, que estão sujeitos a cortes, queimaduras e perda das digitais.

Um dos interesses das empresas de tecnologia está ligado, exatamente, à extrema complexidade das imagens capturadas, a ponto de ainda não ser possível falsificá-las, mesmo com a inteligência artificial, o que as torna muito mais seguras. 

O vazamento de dados é a grande preocupação, uma vez que podem ser expostos nos lugares mais obscuros da internet, ficando à mercê de pessoas desconhecidas, podendo usar esse conteúdo para o mal, em nome de indivíduos que não fazem ideia de como esse conteúdo está sendo aproveitado.

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR