A publicação cruzada nas redes sociais pode ser tentadora. Pode economizar tempo e energia. No entanto, é mais eficaz personalizar
As publicações cruzadas, com o mesmo conteúdo para todas as redes sociais, podem até ser fácil, mas não é o melhor caminho. O raciocínio por trás dessa prática geralmente faz sentido. Isso pode economizar seu tempo, eliminando a necessidade de criar uma mensagem para cada canal. Além disso, é uma maneira rápida de garantir que você permaneça ativo nas redes sociais. No entanto, embora seja fácil, a postagem cruzada pode ser prejudicial ao seu sucesso no marketing nas redes sociais. Cada rede possui seus próprios recursos e especificações que, produzem diferentes práticas recomendadas. Personalizar cada conteúdo dá a você a garantia de que cada postagem é adequada para o canal específico e para o público. Se você está acostumado a postagens cruzadas nas mídias sociais, pode estar preocupado que a adoção de uma nova abordagem signifique se comprometer com um processo mais tedioso e demorado. No entanto, até pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença. Listei cinco dicas para personalizar seus conteúdos para cada mídia social. Confira:
- Aprenda recursos específicos de cada rede social
Para que sua estratégia seja eficaz, é importante aprender as especificações de como cada rede social atua. Isso facilitará na criação de postagens adequadas para a plataforma e seu público-alvo. É útil restringir os canais usados para que você possa se concentrar apenas nos que são mais vantajosos para sua marca. Depois de definir seus canais preferidos, comece a pesquisar as melhores práticas de cada um. Isso inclui aprender as especificações para tamanhos de imagem e compartilhamento de links, além de recursos e funções exclusivos. Se você está entre os 80% dos profissionais de marketing que incluem artes visuais em sua estratégia de marketing, é importante garantir que sejam as dimensões corretas. Caso contrário, eles não terão o efeito esperado.
- Ajuste os formatos de conteúdo nas preferências do usuário
Existem certas categorias de conteúdo que são mais adequados para canais específicos. O formato, comprimento, tópico, tom etc. Esses fatores podem influenciar se o seu público considera irrelevante. Por exemplo, o LinkedIn é frequentemente usado para compartilhar postagens profissionais e informativas. Por outro lado, o Instagram pode ser para conteúdo divertido e por trás das cenas. Na mesma linha, o vídeo geralmente funciona bem no Facebook. De fato, os vídeos do Facebook têm alcance de 135% mais orgânico que as imagens. Imagens estáticas, por outro lado, são mais adequadas para o Twitter. Pesquisas mostram que tweets com imagens têm 150% mais chances de serem retuitados. Entender como diferentes faixas etárias usam cada plataforma, também pode fornecer informações úteis para decidir que tipo de conteúdo você pode publicar em cada plataforma. Alguns grupos usam mais os canais do que outros. Por exemplo, pesquisas descobriram que, entre os adolescentes, o uso do Facebook está diminuindo cerca de 51%. Por outro lado, cerca de 72% usam o Instagram. É uma boa ideia verificar as análises em cada plataforma para ver quais postagens apresentam o melhor desempenho. Você também pode usar ferramentas como o Instagram Insights para aprender sobre os dados demográficos do seu público. Lembre-se de que seus dados demográficos podem ser diferentes para cada rede. Embora, a maioria dos seus seguidores no Instagram possa ser mulher, no Facebook, pode ser o contrário. Quanto mais você souber sobre o seu público, mais fácil será de personalizar as mensagens para eles.
- Considere o horário de pico de postagem em todos os canais
Quando se trata de engajamento social, o tempo é tudo. Para maximizar o impacto de suas postagens é útil saber quais são os horários de pico para cada rede social. Normalmente, eles não são os mesmos, e é por isso que a postagem cruzada não é ideal.
A postagem durante os horários de pico do engajamento aumentará a probabilidade de sua postagem ser vista pelo público. Aumentando as hipóteses dê as pessoas interagirem com o conteúdo. Vale lembrar, que muitas das pesquisas e informações que você encontrará sobre os melhores horários para postagem são baseadas em dados agregados. Incorporando empresas em diferentes locais e fusos horários. Portanto, embora essas informações sejam um bom ponto de partida, também é essencial considerar as especificidades do seu público. Por exemplo, você pode usar o Instagram Insights e outras ferramentas de análise para descobrir quando suas postagens, em particular, têm mais engajamento. Isso permitirá que você determine quais horários e em quais dias suas postagens parecem ter o melhor desempenho. Lembre-se: Provavelmente não será o mesmo para todas as plataformas.
- Concentre-se na promoção cruzada em vez de na postagem cruzada
Como discutimos, a postagem cruzada se refere à postagem do mesmo conteúdo em várias redes sociais. No entanto, isso é diferente de promoções cruzada. A promoção cruzada é a prática de usar o conteúdo de um canal para promover outro. Quando feito corretamente pode ajudar você a aumentar seus seguidores, aumentando o envolvimento e expandindo seu alcance. Isso pode ser feito para toda a sua conta ou para uma postagem específica. Por exemplo, digamos que você tenha um conteúdo, como um e-book, e quer promovê-lo. Você pode criar um post sobre isso em uma rede social e usar o link para promovê-lo em outras redes. Assim você adotará uma abordagem personalizada e entregando a mesma mensagem, mas de uma maneira específica para a plataforma.
- Use uma ferramenta para facilitar o agendamento das postagens
Falamos neste conteúdo, como a postagem cruzada pode ser prejudicial. No entanto, é importante reconhecer que é possível automatizar as publicações sem prejudicar o envolvimento. Uma das maneiras de fazer isso é compreender que plataformas diferentes têm quantidades diferentes de frequências ideais de postagem. Por exemplo, pesquisas mostram que a quantidade ideal de vezes para postar é:
- Duas vezes por dia no Facebook
- Seis vezes por dia no Twitter
- Três vezes por dia para o Instagram
Você pode criar uma programação de postagem personalizada que corresponda ao conteúdo com a plataforma apropriada e que respeite os horários de postagem ideais. Tudo bem que pesquisas apontam a quantidade ideal de publicações, mas muitas empresas não estão preparadas e não tem estrutura para publicar tanto conteúdo assim diariamente. Se você está entre elas, não se desespere. O importante é começar e manter regularidade nas publicações. A publicação cruzada nas redes sociais pode ser tentadora. Pode economizar tempo e energia. No entanto, é mais eficaz personalizar seu conteúdo para cada postagem e plataforma.
Sobre a TRIWI (www.triwi.com.br)
Fundada pelos sócios, Ricardo Martins e Tricia Martins em 2018, a TRIWI nasceu para ser uma agência de inovação digital. Com a missão de criar soluções de marketing e comunicação, a empresa realiza planejamento, desenvolvimento, execução e manutenção de projetos. Integrar inteligência estratégica, inovação e tecnologia permite que as empresas alcancem os melhores resultados, fugindo de caminhos óbvios.
A metodologia moderna que impulsiona os negócios das startups mais famosas do mundo é parte do modelo de atuação da TRIWI, aplicado em diferentes possibilidades no universo do marketing digital.
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Mais sobre os seus fundadores
Ricardo Martins - CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser.
Tricia Martins (cofundadora, administrativo e financeiro da TRIWI).
Graduada pela Universidade da Amazônia em Análise de Sistemas, pós-graduada em Aplicações em Desenvolvimento Web pela Universidade Federal do Pará e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tricia Martins é desenvolvedora web e durante sua trajetória profissional, que inclui 15 anos de experiência, atuou no Detran e Marinha do Brasil.
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