Araraquara News

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

🔴 Ao vivo

Geral

5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

Estudiosos enfatizam que quanto mais cedo a criança tiver contato com o idioma, mais rápido será para elas assimilarem

Márcio Cafezeiro
Por Márcio Cafezeiro
5 maneiras de ensinar inglês para as crianças
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Existem muitas teorias sobre a melhor idade para se aprender inglês. Brasileiros com condições financeiras de colocar os filhos em escolas bilíngues o fazem desde o berçário, para que a criança tenha contato com o idioma desde sempre. Quem não tem essa possibilidade, acha importante que existam aulas de inglês nos primeiros anos do maternal e aqueles que são fluentes procuram falar, em casa, para que a criança se familiarize com as palavras e encare o processo de aprendizagem de forma o mais natural possível.

Estudiosos enfatizam que quanto mais cedo a criança tiver contato com o idioma, mais rápido será para elas assimilarem e dominarem um novo idioma. Crianças pequenas, até serem alfabetizadas, aprendem pela repetição – e é estimulando a memória, com jogos e brincadeiras, que elas terão mais sucesso e vontade de aprender. Por isso, nessa fase, vale apostar em métodos que soem o mais natural e lúdico possível. A partir da alfabetização, elas podem ser estimuladas também a ler em inglês, com estratégias mais estruturadas.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) divulgou um estudo que aponta que a idade ideal para o aprendizado de uma segunda língua é aos dez anos. Segundo o levantamento, até os 17 anos, o cérebro está em formação e, a partir dessa idade, torna-se mais complexo o processo de proficiência em um novo idioma. Portanto, da infância à adolescência, aprende-se muito melhor.

Publicidade

Leia Também:

Mas, como ensinar as crianças? Existe alguma forma de estimulá-las a aprender inglês?

Eu mapeei cinco maneiras de ensinar inglês às crianças que todas as pessoas podem utilizar – mesmo aquelas que não falam o idioma fluentemente e aplico na minha rede de franquias, com dez escolas especializadas em ensinar inglês particular de forma completamente personalizada. Veja:

  • Desenhos animados em Inglês - Assim como livros ilustrados e gibis, os desenhos animados podem ser fundamentais na assimilação de novas palavras em Inglês pela criança. Como nos materiais escritos, em produções audiovisuais a atenção do seu filho estará totalmente captada, pois naturalmente a criança estará prestando atenção ao que se passa no desenho para poder compreender. Há canais do YouTube ricos em conteúdo infantil e que estimulam o aprendizado da criança, no qual você pode estar deixando seu filho assistir alguns minutos por dia.

  • Por meio de jogos – Jogos são responsáveis por estimular o entretenimento e a concentração das pessoas, o que acaba gerando uma boa oportunidade para as crianças aprenderem Inglês por meio da diversão. Com os desafios e tentando compreender melhor as orientações dos “games”, elas tentarão interpretar corretamente os termos, estimulando o aprendizado rápido e eficaz. O PlayKids App é uma plataforma que pode ser uma enorme aliada nesse processo de aprendizagem da criança. Nela, você terá a oportunidade de encontrar diversos jogos e livros digitais em Inglês, para que assim seu filho possa aprender brincando. O app está disponível para Android e IOS.
  • Leitura - Uma das etapas mais importantes no momento em que se está aprendendo um novo idioma é a leitura. Por meio dela, nós conseguimos assimilar melhor as situações do cotidiano e passamos a entender os mais diversos contextos. Portanto, é de extrema importância que você estimule seu filho a ler gibis ou livros infantis ilustrados em Inglês. De início, a criança pode até não compreender tudo o que está escrito, mas ela começará a fazer as conexões entre o desenho e as falas. Assim, estará se habituando com a nova língua e desenvolvendo, cada vez mais, a compreensão textual.

  • Desenhos animados em Inglês - Assim como livros ilustrados e gibis, os desenhos animados podem ser fundamentais na assimilação de novas palavras em Inglês pela criança. Como nos materiais escritos, em produções audiovisuais a atenção do seu filho estará totalmente captada, pois naturalmente a criança estará prestando atenção ao que se passa no desenho para poder compreender. Há canais do YouTube ricos em conteúdo infantil e que estimulam o aprendizado da criança, no qual você pode estar deixando seu filho assistir alguns minutos por dia.

  • Curso de inglês – A partir dos dez anos de idade, o aprendizado da criança se dá de maneira bastante eficiente. Além do mais, por ser um período da vida onde a criança tem bastante tempo disponível, é ótimo ela estar inserida em um contexto de um novo idioma. Porém, tenha em mente que o curso precisa ser o mais personalizado possível, levando em conta as necessidades de ensino de seu filho, o contexto de sua família e as aptidões naturais dele. Muitas pessoas dizem odiar o Inglês por terem experiências negativas com turmas enormes, escolas de ensino tradicional, metodologia tradicional e que não avança.
  • Seja presente durante o processo de aprendizagem - Nada gera mais conexão com uma criança do que quando você, responsável por ela, se faz presente durante a jornada de aprendizagem. Por meio do estímulo de um responsável, ela se sentirá mais importante e encorajada durante o processo educativo. Esteja presente para ajudar em dúvidas pontuais sobre palavras, expressões e lições de casa, além de motivá-la em seu sucesso. Além de fortalecer a conexão com a criança, isso a incentivará a continuar aprendendo mais e mais.

*Márcio Cafezeiro é diretor pedagógico da IP School – Inglês Particular (www.ipschool.com.br). Autodidata, aprendeu inglês ainda criança, assistindo a filmes e desenhos animados insistentemente. Hoje, possui as certificações Toeic, Toefl e Cambridge, as mais conceituadas do mundo.

 

Sobre a IP School

A IP School é uma rede com seis escolas na capital paulista e em Guarulhos e Mogi das Cruzes, que nasce com uma proposta bem diferente: os alunos têm aulas particulares, que podem ser ministradas pessoalmente ou online. A metodologia é exclusiva e baseada na Programação Neurolinguística, com método fonético, suporte gradual, mapeamento dos objetivos do aluno, de sua proficiência atual e de seu perfil para o desenvolvimento de um plano de aprendizado. A IP School – Inglês Particular não trabalha com livros e oferece materiais gratuitos aos alunos. Na IP School – Inglês Particular, os trainers (professores) são livres para ensinar de forma personalizada. Conforme o mapeamento das características dos alunos, eles criam as aulas, de forma a respeitar os gostos pessoais, a vivência, as experiências e a individualidade do aluno. Assim, desenha-se o conteúdo e a abordagem.Na metodologia da IP School – Inglês Particular, também não há problema de o aluno receber orientações em Português. Como o conteúdo é 100% personalizado, alunos iniciantes podem receber ensinamentos em Português até estarem prontos para interagir o máximo possível em inglês. A ideia é que se desenvolvam e tenham segurança.

FONTE/CRÉDITOS: Márcio Cafezeiro é diretor pedagógico da IP School – Inglês Particular
Comentários:
Márcio Cafezeiro

Publicado por:

Márcio Cafezeiro

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar

🚀 Aumente vendas e reforce sua marca! Anuncie aqui, alcance mais clientes