É fundamental saber como fazer comunicado de venda online, principalmente no caso de uma loja.
A venda de um veículo envolve mais do que apenas a troca de dinheiro pelo bem. Há uma série de obrigações legais e procedimentos que precisam ser seguidos para que a transação seja concluída de forma adequada e segura.
Entre eles, um dos mais importantes é a comunicação de venda, um processo que muitas vezes é negligenciado ou não compreendido pelos vendedores.
Então, se você quer entender um pouco mais sobre como fazer comunicado de venda online, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
O que quer dizer veículo com comunicação de venda?
Veículo com comunicação de venda significa que o proprietário anterior do veículo notificou oficialmente o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de que o veículo foi vendido.
Isso é feito através do processo de comunicação de venda, que é uma parte importante da venda de um veículo.
A comunicação de venda serve para proteger o vendedor de qualquer responsabilidade sobre o veículo após a venda.
Por exemplo, se o novo proprietário cometer infrações de trânsito, o vendedor não será responsabilizado se a comunicação de venda tiver sido feita corretamente.
No entanto, é preciso ter em mente que a comunicação de venda não é a mesma coisa que transferir a propriedade do veículo.
A transferência de propriedade ocorre quando o novo proprietário registra o veículo em seu nome no DETRAN.
Portanto, mesmo após a comunicação de venda, o novo proprietário ainda deve fazer esse registro.
Como fazer comunicado de venda online?
Graças a internet, diversos procedimentos estão se tornando mais simplificados, e com a comunicação de vendas não é nada diferente.
Por isso, se você quer saber como fazer comunicado de venda online, basta seguir o passo a passo a seguir:
Visite o site do Detran do seu estado
A primeira coisa que precisa fazer para poder comunicar a venda através da internet é justamente acessar o site do Detran que corresponde ao seu estado.
Tenha em mente que cada estado tem seu próprio site do Detran com uma seção para venda de veículos e, portanto, você precisa acessar o endereço correto, para evitar problemas.
Encontre a opção para Comunicado de Venda
Assim que adentrar ao site do Detran que corresponde ao seu estado, basta procurar pela opção que irá lhe permitir de fazer o comunicado de venda do veículo.
Quanto a isso, saiba que essa alternativa pode ficar listada sob um menu de opções relacionadas à venda ou transferência de veículos. Isso pode variar de acordo com o site.
Preencha as informações solicitadas
Em seguida, para poder dar prosseguimento ao seu pedido, você vai ter de preencher todas as informações não apenas sobre o carro, mas também do comprador.
Na grande maioria das vezes, as informações que precisa fornecer são as seguintes:
- Número da placa do veículo;
- Número do Renavam;
- CPF ou CNPJ;
- Data de venda.
Envie o formulário
Em seguida, revise todas as informações, para garantir que todas elas estão corretas. Se sim, é só enviar o formulário.
No geral, o solicitante costuma receber uma confirmação de que houve o recebimento do comunicado de venda.
Guarde a confirmação
O ideal é que você mantenha essa confirmação guardada em algum lugar, como no seu e-mail ou até mesmo imprimir, caso for preciso.
Nesse contexto, ainda é possível tirar a DANFE e a nota fiscal para poder se resguardar de qualquer possível problema que possa vir a acontecer.
Apenas devemos informar que o procedimento correto pode variar de acordo com o seu estado. Portanto, não deixe de averiguar todas as suas dúvidas por meio do site do Detran do seu estado.
Quanto custa para fazer comunicação de venda?
O custo para fazer a comunicação de venda de um veículo pode variar dependendo da localidade. Em algumas cidades, o processo pode ser feito diretamente no Detran ou digitalmente, sem custo algum.
No entanto, alguns cartórios podem cobrar cerca de R$50 pelo serviço. Por exemplo, no Rio Grande do Sul, a taxa de comunicação de venda é de R$44,53
É interessante notar que estas são apenas estimativas e os custos exatos podem variar. Portanto, recomendo que você verifique as informações no site do Detran do seu estado ou na unidade de trânsito local para obter detalhes mais precisos.
Comentários: