O trabalho com pessoas é sempre algo incansável. Tudo muda na mesma velocidade que o pensamento de cada um. Nessa loucura do dia a dia fica bem difícil alguém se interessar por algo permanente. Em outras palavras, a fidelidade não interessa muito.
Várias outras coisas são critérios de fidelidade. Pode ser, por exemplo, os valores, o espaço, a localização. Assim como os envolvimentos sociais, entre outros. No ramo da saúde isso não é nem um pouco diferente.
Então, como fazer com que as pessoas atendidas na clínica sejam fiéis? Ou seja, como fazer com que elas retornem? Ou serem fiéis quando precisarem? É sobre essa preocupação que falaremos aqui. Afinal, como fidelizar os clientes.
Fidelidade não se compra
Para cada ramo existe a sua preocupação. Geralmente as pessoas atribuem a qualidade àquilo que é mais caro. E sabemos que nem sempre isso é verdade. Contudo, o valor importa muito nesse caso.
Saiba desde já que a fidelidade do cliente não se compra. Ela acontece de outra maneira, não apenas pelo preço.
Pare para pensar em quantos lugares de diferentes segmentos começaram com pouco. Cobravam pouco e, com o passar do tempo, isso foi aumentando. Mas, os clientes que começaram ali, muito provavelmente ficaram. Isso quer dizer que o preço não é o fator suficiente para a fidelidade das pessoas.
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O que é a fidelidade na saúde?
Parece um pouco confuso dizer de uma fidelidade na saúde. Como se fosse um comércio. Mas, pare para pensar. Uma clínica é também um comércio. Já que ali se oferece um produto. Ou seja, o atendimento médico, por um valor específico. Portanto, a mentalidade precisa ser realmente de um negócio comercial.
Esse deve ser o foco, por exemplo, da gestão clínica. Quem administra a clínica médica precisa estar atento. A tudo o que rola nesse ramo de prestação de serviços de saúde. Sejam preços, softwares e programas utilizados, atendimento, espaço físico, entre outras coisas.
Uma boa gestão fará comparações com outras empresas do mesmo ramo. Isso faz surgir novas ideias. Além disso, acontece um crescimento incrível. E não se arrisca repetir os erros cometidos por outros.
Como garantir a fidelidade do paciente/cliente?
Para começar, todas as partes da clínica devem ser pensadas no conjunto. Em outras palavras, precisa haver uma harmonia. Isso em tudo o que está sendo oferecido ali. Mas é claro que nem todo gestor sabe disso.
É por isso que existem grupos de ajuda especializada, para facilitar essa função tão cheia de detalhes. Com isso queremos dizer que é muito útil solicitar uma consultoria em gestão clínica. Porque é bem mais fácil aprender com quem já conhece as ferramentas certas para isso?
Mas é claro que existem algumas práticas bem básicas. Elas podem ser pensadas de acordo com a necessidade de cada lugar. Basta que se tenha um pouco de atenção a todas as necessidades.
Dicas simples para fidelizar clientes!
Algumas coisas bem simples de se fazer podem ser suficientes para o pontapé. No assunto fidelidade de clientes o grande filtro são eles mesmos.
Então, vejamos algumas iniciativas que dão muito certo dentro de uma clínica médica. Os três “A” para fidelizar o cliente:
Atendimento
O modo mais simples de fidelizar alguém é por meio do atendimento. É muito simples: se alguém for bem atendido, quererá voltar ali. Queremos um lugar marcado pela educação e facilidade por meio de informações. Sem dúvidas isso chama a atenção.
Por isso, precisa-se contar com uma equipe empenhada e capaz para fazer esse trabalho. Vale a pena, portanto, investir em treinamento com essas pessoas. Isso dará mais autoridade. Inclusive para o gestor cobrar, em caso de necessidade.
Aparência
O visual de uma clínica com certeza é um ponto muito importante para a fidelidade do cliente. Quanto mais o espaço físico for limpo e planejado, melhor. Por exemplo, é necessário pensar em detalhes como deve ser uma sala de espera. Precisa ser confortável e chamativa.
Coisas simples, como uma mesa de café, chás e doces, fazem toda a diferença no atendimento. O ambiente com flores e plantas diversas também causa ótimas impressões em quem por ele passa.
Avaliação
A avaliação compreende o período após o atendimento do paciente na clínica. Para que as coisas funcionem da melhor maneira possível, é preciso ter um retorno de quem já foi atendido ali. Por isso, trata-se de uma ótima iniciativa acompanhar as pessoas que já receberam altas. As impressões e sugestões delas são muito importantes.
Manter o contato com as pessoas pode ser uma ótima propaganda. Inclusive, com as páginas no Instagram bombando, elas podem ajudar muito. Não há a necessidade de coloca-las, por exemplo, na página oficial da clínica. Mas se pode incentivar que elas contem a experiência positiva que tiveram ali. Tudo isso é uma maneira de promover a clínica.
Conclusão
Numa clínica médica que preze pelo respeito e bom atendimento, a fidelidade é garantida. Na verdade, o que faz com que o cliente seja fiel é o tipo de relação que se mantêm com ele. Portanto, tenha sempre em mente que o relacionamento não é apenas ali no espaço físico. Ou seja, ele vai desde o agendamento, passando pelo atendimento, até depois da alta. Quem deseja fidelizar as pessoas precisa, pois, se relacionar com elas.
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