Desenvolver uma loja online significa desafios constantes. Embora 53% dos usuários de internet (ou seja, mais de 13 milhões de pessoas) comprem em lojas eletrônicas, mais de 80% das lojas online fecham após 2-3 anos.
Além disso, a taxa média de conversão no comércio eletrônico está entre 1-2% e, de acordo com várias fontes, cerca de 90% dos usuários não realizam nenhuma ação quando visitam um determinado site. Por isso, um dos desafios básicos do setor de e-commerce é se manter no mercado e estimular o cliente a comprar – o que não é nada fácil.
Para facilitar sua vida, aqui estão algumas maneiras confiáveis de ajudar a incentivar seu cliente a comprar.
Esta postagem é uma postagem convidada de Magdalena Wąsowicz, gerente de conteúdo da CallPage. CallPage - um widget para ser instalado em um site de e-shop que permite solicitar um retorno de chamada em 28 segundos e transformar os visitantes do seu site em clientes satisfeitos.
Use prova social de equidade
Um dos truques mais eficazes para persuadir um cliente a comprar um produto é usar a prova social de equidade. Este princípio diz que as pessoas que não sabem o que fazer tomam decisões com base em como os outros se comportam.
O que isso significa na prática?
Se o cliente tiver dois computadores para escolher, provavelmente escolherá o recomendado por um amigo ou aquele que será avaliado positivamente por um especialista ou influenciador.
As opiniões de outros consumidores têm um enorme impacto nas decisões de compra. A maioria de nós acreditará mais cedo que um determinado produto vale a pena comprar quando soubermos que outros também gostam dele.
Provavelmente você comprou um livro mais de uma vez porque estava na prateleira com os mais vendidos ou levou um cosmético na sua cesta porque viu um adesivo com o slogan "produto do ano". Inconscientemente, você decidiu que, como outros clientes estão comprando este produto, certamente é melhor do que outros.
A prova social de equidade pode ser facilmente usada para aumentar as vendas. Basta criar uma seção no site da loja com os produtos mais comprados ou colocar as avaliações e recomendações dos consumidores em um local visível.
Você também pode indicar durante uma conversa com um cliente em potencial que um determinado produto é um best-seller e é muito popular entre outros compradores. Se você o usou, também pode dizer que está muito satisfeito com sua compra e que realmente cumpre as promessas do fabricante. Você verá que fará a diferença.
Empresas de telefonia e internet usam bastante esse princípio, por exemplo, se uma pessoa recomenda a oi internet, dizendo que a qualidade é boa, a chance do amigo contratar será grande.
Aplicar o princípio da indisponibilidade!
O que é difícil de conseguir atrai a atenção. Como a maioria das pessoas, você subconscientemente assume que, se algo é difícil de acessar, tem um alto valor. Incapaz de ter algo em um determinado momento, você se torna obsessivo com isso. Efeito? Assim que chegar ao seu alcance, você compra imediatamente.
A regra da inacessibilidade funciona melhor quando você tem que competir com os outros por uma determinada coisa e quando o fenômeno da inacessibilidade é relativamente novo (as pessoas se preocupam mais com o que tem sido difícil de acessar recentemente, e nem sempre).
Então, como você pode ver, não é por acaso que os fabricantes lançam coleções limitadas ou limitam sua oferta ao longo do tempo.
Como você pode usar o princípio da inacessibilidade, na prática?
É fácil. Marque em seu site ou durante uma conversa com o cliente que a oferta é válida por um determinado período (por exemplo, “somente hoje entrega grátis”, “desconto de 25% para pessoas com cartão fidelidade”, “último dia de venda”) ou sublinhe a limitação de quantidade (“Restam apenas 4 lugares para o evento”, “as últimas peças”, “só restam 10 produtos ao preço promocional).
Crie um contraste
Imagine ir a uma loja de eletrônicos para comprar uma impressora. Se você vir um equipamento muito caro primeiro e depois um pouco mais barato, mesmo que exceda significativamente seu orçamento, ainda parecerá acessível. Isso acontecerá graças ao princípio do contraste. O princípio do contraste aplica-se principalmente à qualidade e aos preços das mercadorias.
Como usar na prática?
Quando você falar com um cliente em potencial, primeiro apresente a ele um produto muito caro e depois outro um pouco mais barato - aquele que você realmente deseja vender. Mesmo que o preço do segundo produto seja alto, ele ainda parecerá barato em comparação com o primeiro produto. A ordem em que você apresenta sua oferta é crucial.
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