Você sabe ou pelo menos conhece hoje quais são os mais frequentes golpes do WhatsApp?
Com o foco inicial de ser uma ferramenta de conversa, destinada principal e exclusivamente à troca de mensagens, hoje, não só ela, mas podemos dizer que as redes sociais, em geral, se tornaram uma verdadeira fonte de negócios, se tornando indispensáveis para muitos.
No entanto, com esse crescimento, principalmente destinado a negócios, foi se tornando comum os famosos golpes, que visam tirar vantagens e prejudicar os usuários da plataforma.
Infelizmente está se tornando cada vez mais comum uma notícia ou até mesmo você chegar a alguém que caio em golpes na plataforma.
E, por mais que a empresa venha procurando investir cada vez mais em segurança, a principal forma de evitar é conhecendo os mais frequentes golpes do WhatsApp.
Portanto, para evitar até mesmo que você passe por essa situação, conheça agora os mais frequentes golpes do WhatsApp de 2022.
1. Falso aniversário de uma marca
Dentre os mais frequentes golpes do WhatsApp, o falso aniversário de uma marca está se tornando cada vez mais comum.
Basicamente, golpistas criam uma conta no WhatsApp com o nome, logo, descrição e inúmeras outras coisas de sites famosos, se passando por eles.
Assim, principalmente ao perceber que você é cliente, eles enviam uma mensagem bem elaborada afirmando que devido o aniversário da marca, está sendo oferecido um presente que pode ser bônus, descontos e até produtos.
Nessa mensagem é encaminhado um link, onde ao clicar nele, os hackers conseguem ter acesso a sua conta ou até celular.
Muitos usam isso como uma forma de entrar no celular, e acabar invadindo contas bancárias, por exemplo.
Certifique-se na empresa se a promoção é real, onde caso não, faça o bloqueio imediato do contato, denunciado inclusive como SPAM, e tenha as mensagens apagadas.
Logo, você pode evitar muita dor de cabeça.
2. Roubo da conta do WhatsApp
Nesse tipo de golpe, e que vem se tornando cada vez mais comum, a vítima recebe um SMS ou mensagem no próprio WhatsApp, onde o golpista pergunta se ela pode informar os números enviados por SMS.
Ele pode afirmar que está trocando de número e seu chip está com problema, ou até afirmar que enviou o código por engano.
Dessa forma, quando você informar o código, ele simplesmente fará o roubo da sua conta de WhatsApp, tendo acesso a tudo.
Basicamente, ele solicitou o envio do código em cima do seu número de WhatsApp, e ao fornecer, o celular que fizer login tomará o controle da conta.
Ao ter esse controle, geralmente eles podem usar o seus status do WhatsApp, para vender produtos falsos, aplicando golpes diretamente aos seus contatos.
Ou, e algo que vem sendo muito comum, é usar a sua conta para solicitar dinheiro aos seus contatos como se fosse você, fugindo com esse valor recebido.
Portanto, a menos que você esteja fazendo a mudança do seu WhatsApp para outro celular, saiba que jamais esse tipo de coisa ocorre.
Ao receber esse tipo de mensagem, faça o bloqueio do contato e denuncie o golpista à plataforma.
3. Aplicativos falsos
De acordo com um estudo realizado pela empresa de antivírus ESET, algumas pessoas vêm sendo vítimas de fraude, ao baixar aplicativos falsos ou com recursos “únicos”.
Por exemplo, aplicativos que prometem disponibilizar um WhatsApp Azul, Rosa, ou até mesmo, uma conta Plus e dentre outros, estão entre os mais presentes.
No entanto, ao invés de ter acesso a um WhatsApp diferenciado, na realidade você estará baixando um trojan ou outros tipos de vírus, o que pode tornar seu celular alvo de golpistas.
Portanto, sempre procure baixar o aplicativo oficial do WhatsApp, baixando somente as atualizações e recursos universais e oficiais.
Acredite, por mais que óbvio para muitas pessoas, saiba que este está dentre os mais frequentes golpes do WhatsApp.
4. Golpe do auxílio econômico
Diante de alguns recursos financeiros distribuídos na pandemia, como o auxílio emergencial para o público, muitos golpistas até hoje vêm se aproveitando da plataforma para aplicar golpes.
Nesse caso, os golpistas criam uma conta com imagem, nome e dentre outros elementos se passando por órgãos governamentais.
Mensagens são enviadas afirmando que a vítima tem direito a um certo auxílio, ou outras promessa financeira, e que para isso basta preencher o formulário.
No entanto, depois da vítima preencher o formulário, os golpistas aproveitam os dados divulgados para aplicar golpes.
Logo, se você receber alguma mensagem de algum possível órgão governamental desconfie, pois não é a padrão esse tipo de comunicação dentre essas empresas.
Na dúvida, procure o órgão ou algum servidor e tire suas dúvidas. Jamais divulgue seus dados pessoais sem ter certeza que aquilo é lícito.
Considerações finais
Agora conhecendo os mais frequentes golpes do WhatsApp tome cuidado e evite ser a próxima vítima.
Comentários: