Araraquara News

Inscreva-se em nosso Youtube

. Ao vivo

Colunas/Opinião

Planejamento digital para clínica de saúde: saiba como fazer

Entenda como realizar o planejamento digital para uma clinica de saúde!

Planejamento digital para clínica de saúde: saiba como fazer
Imagem: Freepik.com
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A aplicação de tecnologia da informação e comunicação para fornecer intervenções digitais de saúde para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida não é um conceito novo.

No entanto, diante das preocupações globais – relacionadas ao envelhecimento, doenças e mortalidade infantil, epidemias e pandemias, altos custos e os efeitos da pobreza e da discriminação racial no acesso à saúde – as plataformas digitais de saúde, sistemas de saúde e tecnologias relacionadas continuam crescer em importância e evoluir.

Diante disso, é importante fazer um planejamento digital para que a sua clínica de saúde acompanhe as mudanças que estão acontecendo cada vez mais rápido, e possa, assim, continuar solucionando questões do tipo: o que significa sonhar com escorpião?

Para te ajudar, vamos te dar algumas dicas para fazer um planejamento digital para a sua clínica e vamos te mostrar os benefícios de fazer isso.

Benefícios do planejamento de saúde digital

A saúde digital tem o potencial de prevenir doenças e reduzir os custos de saúde, ao mesmo tempo em que ajuda os pacientes a monitorar e gerenciar condições crônicas. Também pode adaptar medicamentos para pacientes individuais.

Os prestadores de serviços de saúde também podem se beneficiar dos avanços na saúde digital. As ferramentas digitais oferecem aos profissionais de saúde uma visão abrangente da saúde do paciente, aumentando significativamente o acesso aos dados de saúde e dando aos pacientes maior controle sobre sua saúde. O resultado é maior eficiência e melhores resultados médicos.

Desde aplicativos e softwares médicos móveis que apoiam as decisões clínicas que os médicos tomam todos os dias até inteligência artificial e aprendizado de máquina, a tecnologia digital vem impulsionando uma revolução nos cuidados de saúde.

O vasto potencial para melhorar nossa capacidade de diagnosticar e tratar doenças com precisão e melhorar a prestação de cuidados de saúde para o indivíduo.

Além disso, tecnologias como smartphones, redes sociais e aplicativos de internet oferecem novas formas para o paciente monitorar sua saúde e ter maior acesso à informação. Juntos, esses avanços estão levando a uma convergência de pessoas, informações, tecnologia e conectividade para melhorar os cuidados de saúde e os resultados de saúde.

As tecnologias digitais de saúde ajudam os provedores a reduzir ineficiências, melhorar o acesso, reduzir custos, aumentar a qualidade e tornar a medicina mais personalizada para os pacientes. Ao mesmo tempo, as tecnologias digitais de saúde permitem que pacientes e consumidores gerenciem e rastreiem atividades relacionadas à saúde e bem-estar com mais eficiência.

Enquanto tecnologias como ferramentas de realidade virtual, dispositivos médicos vestíveis, telessaúde e 5G ajudam a melhorar o tratamento dos pacientes, os profissionais médicos podem otimizar seus fluxos de trabalho usando sistemas alimentados por IA.

Dicas para fazer um planejamento digital para sua clínica de saúde

Construir uma presença digital no futuro pode exigir investimentos em pessoas, tecnologia, processos e instalações. A maioria desses investimentos provavelmente será antecipada. 

A liderança da clínica pode demorar um pouco para ver os efeitos desses investimentos.

A longo prazo, a IA na área da saúde deve trazer muitos benefícios. Com o tempo, eles ajudarão você a fornecer melhores cuidados a mais pessoas.

Eles também ajudarão a tornar suas operações mais eficientes e fornecerão uma experiência aprimorada ao paciente – o resultado do retorno pode ser um atendimento de maior qualidade, eficiência operacional aprimorada e maior satisfação do paciente.

Uma estratégia digital pode ser uma ótima maneira de ajudar a acelerar o crescimento da sua prática de saúde. Aqui estão alguns passos importantes que você pode tomar:

Crie uma cultura para a transformação digital

Uma das etapas mais importantes que você pode tomar para se preparar para um futuro digital é garantir que a alta administração entenda a importância dessa mudança. Isso pode vir na forma de treinamento ou investimento em ferramentas e processos que permitem que sua empresa adote novas tecnologias.

Considere a tecnologia que comunica

Digitalizar sua empresa pode ser complexo, por isso é importante conectar todos os sistemas que você está usando e conversar entre si. Isso é fundamental para desenvolver uma implementação digital bem-sucedida e lidar com a tecnologia interdependente que prolifera no mercado atual.

Jogue a longo prazo

Como as tecnologias digitais estão em constante evolução, a flexibilidade e a escalabilidade durante a implementação podem ser uma parte complicada do processo. A equipe de planejamento deve confirmar que o escopo do projeto inclui adicionar, modificar ou substituir tecnologia

Foco nos dados

Embora a interoperabilidade, a escalabilidade, a taxa de transferência e a flexibilidade de dados sejam importantes, elas devem ser construídas em uma base sólida de captura de dados, proteção de armazenamento e análise.

Essa criptografia garantirá que os dados sejam armazenados com segurança e não sejam suscetíveis a vazamentos. Os pacientes não precisam se preocupar em revelar informações pessoais.

Prepare-se para o talento 2.0

O hospital está cada vez mais focado no uso de tecnologias digitais e métodos instrucionais para melhorar o atendimento ao paciente. Eles precisam dar a seus funcionários as oportunidades de desenvolver essas habilidades também.

Mantenha a segurança cibernética

Com a proliferação de tecnologias digitais, no futuro, as ameaças cibernéticas podem ser um problema real para hospitais e clínicas. Os executivos precisam perceber que a segurança cibernética é vital para que as implementações digitais funcionem. Eles precisam alocar recursos de acordo com a demanda de tecnologia que possuem.

Comentários:

Veja também