Araraquara News

Terça-feira, 22 de Abril de 2025

🔴 Ao vivo

Geral

TECNOLOGIA E OS MEIOS HUMANOS NA ÁREA DA SEGURANÇA

Profissionais bem recrutados, somados a uma boa arquitetura de segurança, diminuem as chances de riscos

Juliana Silveira
Por Juliana Silveira
/ 326 acessos
TECNOLOGIA E OS MEIOS HUMANOS NA ÁREA DA SEGURANÇA
foto: divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Que a arquitetura de segurança seja a base para se pensar em embarcar em qualquer tipo de tecnologia, é consenso entre os especialistas na área. Neste momento em que tudo passa por meios tecnológicos, é importante ressaltar algo ainda bastante espinhoso no cenário da segurança: os meios humanos.

Mas antes gostaria de mencionar um discípulo de Freud chamado Carl Jung, que dizia uma coisa muito interessante que é mais ou menos assim: “Se você tiver uma ferida na perna, você tem duas escolhas: você pode simplesmente tampá-la com uma faixa, ignorá-la e seguir! Mas, a ferida poderá se agravar, sua perna pode começar a necrosar e talvez você tenha que amputá-la, correndo risco de morrer. O outro caminho é você tratar sua ferida. Ela estará em carne viva, com pus, um odor nada convidativo, aspecto desagradável, mas se você começar a cutucá-la, limpá-la, mesmo que doa e seja repugnante, ela provavelmente vai cicatrizar. E você? Sobreviverá! Isso não significa que não aparecerão outras, mas outros enfrentamentos serão necessários, até que você se tornará experiente não só em curá-las, mas acima de tudo em enfrentá-las.

Por que abri esse parêntese? Daqui em diante você irá entender. Atualmente, foi criado um modismo, extremamente conveniente, do ponto de vista comercial, reforçando que a tecnologia na segurança pode substituir o homem e resolver todos os problemas. Vemos inúmeras propagandas ofertando câmeras e outros apetrechos com esse argumento, e somado a isso um argumento mágico: “economia”. Óbvio que sabemos que nas atuais circunstâncias, a economia é de fundamental importância, mas prefiro pensar em alocar recursos com coerência e assertividade. Prefiro segurança em vez da falsa sensação dela, pois a pior mentira é aquela que nós mesmos criamos e depois acreditamos.

Publicidade

Leia Também:

Um exemplo prático ajuda a entender: se considerarmos que os condomínios são micro sociedades, tais como um município ou um Estado, e que estes hoje, sabidamente, investem em tecnologia, com câmeras nas ruas, sistemas de captura de placas e reconhecimento facial, então por analogia, deveríamos ser totalmente favoráveis à diminuição maciça de policiais nas ruas, favoráveis à ideia que o Estado economizasse na qualidade do armamento entregue aos seus soldados (como já vimos acontecer), favoráveis que o Estado remunerasse mal e não investisse em treinamento, evitando assim excessos e desvios de conduta.

Da mesma forma precisamos dentro do condomínio, avaliar o quanto o fator humano é tão dispensável assim, como o modismo vem apregoando. Quando temos profissionais bem recrutados, respeitados, treinados, remunerados e somamos à arquitetura de segurança, tendo a tecnologia como auxiliar imprescindível de uma boa segurança, avançamos bastante para atingirmos nosso objetivo; a verdadeira mitigação dos riscos. Isso requer investimento? Sim, claro que requer, mas a pergunta que temos que fazer é: Será que não estamos rasgando 50 para não gastar 100, assim como vemos e criticamos o Estado?

Mas ainda não chegamos lá. Ainda precisamos falar muito de outros dois itens fundamentais, os mais trabalhosos e mais polêmicos: meios organizacionais e os meios sociais.

Um consultor de segurança infelizmente carrega consigo a obrigação ética e honrosa de ser verdadeiro, nem sempre podendo dizer o que gostariam que ele dissesse, mas sim o que através da ciência precisa ser dito, para que felizmente possamos chegar a resultados assertivos e concretos.

 

* Adalberto Santos é especialista em segurança e diretor superintendente da Sigmacon. É consultor, palestrante, analista em segurança empresarial e criminal. Possui pós-graduação de processos empresariais em qualidade, MBA em administração e diversos títulos internacionais na área de segurança.

FONTE/CRÉDITOS: Adalberto Santos
Comentários:
Juliana Silveira

Publicado por:

Juliana Silveira

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar