Araraquara News

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024

🔴 Ao vivo

Geral

URBANISMO E ARQUITETURA COMO FERRAMENTAS PRIMORDIAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

*Adalberto Santos

Juliana Silveira
Por Juliana Silveira
/ 419 acessos
URBANISMO E ARQUITETURA COMO FERRAMENTAS PRIMORDIAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA
Foto: divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A operação criminosa na cidade de Araçatuba com o assalto a 3 agências bancárias, numa ação quase que cinematográfica, levou muitas pessoas a nos questionarem sobre como evitar tal ação e o que a polícia poderia ter feito num cenário desses.

Muito bem, a resposta é: muito pouco ou quase nada. É importante entendermos que não é através do confronto que se consegue êxito, muitas vezes.  O ideal seria não deixar acontecer ou criar mecanismos que dificultem ao máximo a ponto de desestimular a ação. Óbvio que os serviços de inteligência da polícia nesse sentido são de grande valia; o Estado de São Paulo tem grande eficiência nesse sentido, mas nem sempre conseguem detectar tais ações a tempo de evitá-las.

Muitas vezes imaginamos que tecnologia e armamento são a solução de todos os problemas na área da segurança e isso definitivamente não é verdade. Existem outros elementos que devem ser avaliados e que infelizmente vemos sempre relegados a segundo plano. Um bom projeto de segurança deve iniciar com estudos de urbanismo e arquitetura das instalações, e quando falamos de cidades o estudo urbanístico é ferramenta imperativa para um bom plano de segurança.

Publicidade

Leia Também:

Podemos citar aqui alguns exemplos e questionamentos que deveriam ser feitos antes da instalação, por exemplo, de agências bancárias:

  • As ruas que dão acesso a essas agências são largas ou estreitas? Se forem estreitas dificultam a ação criminosa, pois limita manobras de abordagem e principalmente de fuga;
  • As agências têm um estudo de arquitetura coerente com a tecnologia de segurança que deverá ser embarcada?
  • É feito um estudo de EIV (Estudo de Impacto da Vizinhança), para avaliar os riscos que essa atividade traz para aqueles que ali convivem com essa atividade ao seu lado? A lei que trata sobre esse tema, discorre sobre meio ambiente, poluição sonora, impacto viário e outros temas, mas não contém sequer uma linha sobre o impacto na segurança que isso traz.
  • Em Araçatuba existem 16 agências na região central, todos espalhadas; como o policiamento vai controlar esse segmento de maneira tão dispersa? E mesmo que a polícia possua armamento equivalente para um confronto, como irá fazê-lo no meio dos cidadãos? O marginal não se preocupa com a vida alheia, mas a polícia tem como prioridade proteger acima de tudo a vida do cidadão.

Da mesma forma vemos em condomínios de alto e médio padrão uma preocupação exacerbada e muitas vezes precipitada de instalação de sistemas de segurança sem se atentar que primeiramente se faz necessário um estudo da arquitetura das edificações; avaliar qual o fluxo e como é o fluxo de pessoas no condomínio, qual o nível de visibilidade das áreas e mobilidade, tanto para evitar ações quanto também para se defender,  e o quanto pode-se estar colocando em risco a vida humana em prol da proteção do patrimônio (em último caso vão-se os anéis, mas que fiquem os dedos!). Qual o preço que está se pagando ou economizando em prol de uma falsa sensação de segurança e contra uma efetiva mitigação de riscos sem colocar a vida das pessoas em jogo? 

A tecnologia é um fator importantíssimo na estratégia de redução dos riscos, como o fator humano também é, mas ela tem que vir acompanhada de um bom e bem feito projeto urbanístico e ou arquitetônico.

Quando embarcamos determinada tecnologia em uma edificação sem o devido estudo que a comporte; isso é a mesma coisa que comprar um sapato de grife número 40, para um pé 36... E todos nós sabemos quando isso acontece quais são os resultados.     

FONTE/CRÉDITOS: * Adalberto Santos é especialista em segurança e diretor superintendente da Sigmacon. É consultor, palestrante, analista em segurança empresarial e criminal. Possui pós-graduação de processos empresariais em qualidade, MBA em administração e diversos títu
Comentários:
Juliana Silveira

Publicado por:

Juliana Silveira

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar