Espaço para comunicar erros nesta postagem
Para o ortopedista da Unimed Araraquara Dr. Eduardo Augusto Sônego, a melhor maneira de lidar com a osteoporose, cujo dia mundial é lembrado neste dia 20/10, é adotar alguns hábitos como forma de prevenção.
Capaz de eliminar, progressivamente, a massa óssea das pessoas, causando enfraquecimento, a doença acomete, principalmente, mulheres acima dos 45 anos, ou que enfrentam um período pós-menopausa. “Se você se encaixa nesse perfil, procure o seu ortopedista para fazer uma densitometria óssea”, recomenda.
Segundo dados da International Osteoporosis Foundation (IOF), o problema atinge cerca de dez milhões de brasileiros, de ambos os sexos. Alguns dos fatores de agravamento mais comuns são pacientes etilistas, tabagistas ou aqueles s em tratamentos com uso crônico de corticóides.
“Consuma quantidades adequadas de cálcio. Se você não tem costume de tomar leite, pode trocá-lo por seus derivados, incluindo folhagens escuras, como brócolis, couve e espinafre. Junte tudo isso a atividade física, para fortalecer seus músculos. Não se esqueça da vitamina D: tome 20 a 30 minutos de sol, das 6 às 11h. Se você mantiver esses hábitos três vezes por semana, com certeza, estará contribuindo para o fortalecimento do seu organismo”, comenta o especialista.
O principal fator de risco da osteoporose é uma fratura patológica, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Porém, as zonas mais afetadas são os pulsos, a coluna e os quadris. “Muita gente só descobre a doença quando ocorre um acidente. Por isso, previna-se e consulte sempre um médico”, finaliza o ortopedista.
Publicado por:
Carina Frei
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.
Nossas notícias
no celular