Espaço para comunicar erros nesta postagem
Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
Ao longo dos anos, o Café Delgraan construiu um modelo de produção que une tradição, sustentabilidade, inovação e resiliência. O negócio começou a ganhar forma em 1999, com os primeiros pés de café plantados por Lorival Delpasso e seu pai. No entanto, foi em 2019, com a chegada de Lucas Delpasso que a produção ganhou uma nova identidade. A ideia de lançar uma marca própria de café especial veio acompanhada de uma transformação no modelo de cultivo.
A propriedade adotou práticas agroecológicas e estruturou a lavoura com base no sistema de agrofloresta, onde café, árvores nativas e outras culturas coexistem em equilíbrio com a natureza. “Nosso objetivo sempre foi oferecer um café de qualidade, mas também cuidar do modo como a terra é trabalhada”, afirma Lucas.
A lavoura é 100% composta por café arábica, voltada exclusivamente para cafés especiais. Todo o processo é feito integralmente no sítio: desde a produção das mudas, a colheita manual e a secagem em terreiro suspenso, até o beneficiamento e a classificação dos grãos. O resultado são cafés distribuídos nos mercados interno e externo, que atendem a critérios técnicos internacionais.
Mesmo com o negócio já estruturado, a família Delpasso não passou ilesa pelas adversidades. Em 2021, uma geada comprometeu boa parte da plantação. Em 2024, focos de queimadas atingiram novamente a lavoura. “Foram momentos difíceis. Pensamos até em parar. Mas buscamos apoio e seguimos em frente”, relembra Lucas.

Esse apoio veio, entre outros caminhos, por meio do programa ALI Rural (Agente Local de Inovação), do Sebrae-SP. A parceria foi essencial para reorganizar os processos internos, implementar melhorias e buscar alternativas de crédito. “O Sebrae foi fundamental para organizarmos a casa e conseguirmos tomar decisões com mais segurança. Isso fez toda a diferença”, afirma o produtor.
Mais do que recuperar a lavoura, o Delgraan consolidou um modelo produtivo sustentável, voltado à agroecologia, à inovação rural e ao fortalecimento da agricultura familiar — um exemplo de como é possível crescer no campo com responsabilidade e visão de futuro.
Conheça a história do Café Delgraan
Produtores Rurais já podem se inscrever para participar do ALI Rural
O Sebrae-SP está com inscrições abertas até 31 de agosto para o Programa Agente Local de Inovação Rural (ALI Rural), que oferece acompanhamento técnico gratuito por 12 meses a produtoras e produtores rurais do Estado de São Paulo.
O objetivo é apoiar a adoção de inovações que ajudem a reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a gestão da propriedade e ampliar o acesso ao mercado.
Mais informações acesse: site https://contato.sebraesp.com.br/alirural.
Publicado por:
Maricy Celebroni
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.
Nossas notícias
no celular