Espaço para comunicar erros nesta postagem
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (3), em votação simbólica, o texto da taxa das blusinhas. A medida zera a alíquota de 20% sobre aquisições internacionais de até 50 dólares realizadas pela internet. O projeto agora segue para análise no Senado Federal.
Conforme avaliou o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), essas transações representam uma alternativa relevante de consumo. O foco principal é a parcela da população com menor renda que busca preços mais acessíveis.
O parlamentar ressaltou que o comércio internacional alivia o orçamento doméstico de muitas famílias. No entanto, ele ponderou que as demandas do varejo nacional também serão debatidas para equilibrar o mercado.
Para manter sua vigência, o texto precisa passar por todas as etapas legislativas até 8 de setembro. A pressa na tramitação evita a perda de validade da norma.
Novas regras e isenções
A relatora na comissão mista, senadora Leila Barros (PDT-DF), promoveu alterações relevantes durante o processo. Uma das novidades é a isenção total para remédios sem similar nacional.
A proposta também diminui de 60% para 30% o imposto de importação em remessas de até 3 mil dólares. Além disso, o Ministério da Fazenda fará análises periódicas sobre os impactos econômicos.
Setores da oposição manifestaram ressalvas sobre os reflexos na economia local. O deputado Gilson Marques (Novo-SC) argumentou que a indústria brasileira precisa de igualdade de condições competitivas.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se