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Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024

Saúde

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCENTIVA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA PARA GARANTIR AUTONOMIA

Multi Comunicar
Por Multi Comunicar
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CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCENTIVA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA PARA GARANTIR AUTONOMIA
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Os primeiros anos de vida de uma criança são bastante desafiadores, principalmente, porque é uma fase em que se define toda a vida. É essencial alertar que a maneira como pais, responsáveis e professores atuam e educam nesse desenvolvimento é primordial, sendo que a comunicação é considerada um dos maiores desafios. De todos os estímulos influenciadores do desenvolvimento sensorial e motor dos pequenos, a fala é a que mais  requer incentivos constantes.

A PHD em neurociência, psicanalista, psicopedagoga e organizadora do Congresso Internacional Brain Connection, Ângela Mathylde Soares, explica que a primeira infância é definida como os primeiros seis anos de vida, equivalente a 72 meses, período de amadurecimento do cérebro, desenvolvimento da capacidade de aprendizado, movimentos, coordenação e o início da vida social e afetiva.

A estimativa é que, aos nove meses, os bebês formulem as primeiras palavras bilabiais, como “mama” e “papa”, muitas vezes, incentivadas pelos pais. A partir dos 12 meses, a evolução é notável, momento de início das palavras mais completas, por exemplo “mamãe”. 

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Algumas das atividades mais recomendadas estão em pontuar o ato de brincar; contação de histórias; apreciação e trabalho com diferentes tipos de artes; investigação; convivência e os comportamentos ligados à fala, como a habilidade para se expressar, interagir e questionar.

A maior importância da fala é permitir que as crianças iniciem sua conquista de autonomia. Todavia, durante esse processo também ocorre a construção da autoconfiança; autoestima; capacidade de interagir; construção cognitiva; assimilação e o compartilhamento de conhecimentos

Contudo, vale alertar que essa comunicação não deve ser voltada apenas para a simples aprendizagem da fala. O incentivo deve acontecer com a criação de um ambiente saudável, para os filhos se sentirem confortáveis em se expressarem, externando, inclusive, os sentimentos. Afinal, durante esse período também passam a ter consciência das emoções e como controlá-las.

Para Ângela, as melhores maneiras de incentivar a comunicação, tanto em casa, quanto na escola, são através de conversas, leituras e cantorias, usando uma linguagem simples, pouco rebuscada e direta. A bagagem cultural deve ser valorizada, assim como, a inclusão. Deve-se ainda, ter atenção ao vocabulário delas, corrigindo, em caso de necessidade, seja por não ser uma palavra adequada ou errada.

A primeira infância será um dos temas abordados durante a nona edição do Brain Connection, o maior evento internacional de educação no Brasil, de 29 de outubro a 1° de novembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE). Uma versão estendida, online, ainda ocorrerá no dia 10. A programação apresenta dezenas de temas da neurociência e educação para contribuir com a qualidade da aprendizagem. 

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