Em Curitiba, no dia 19, o Coritiba reencontrou o caminho da vitória no Campeonato Brasileiro após uma sequência de quatro partidas. A equipe paranaense superou o Atlético-MG por 2 a 0 neste domingo, em confronto da 12ª rodada disputado no Couto Pereira. Com uma atuação eficaz, o Coxa balançou as redes com Breno Lopes e Pedro Rocha, um gol em cada etapa do jogo.
Antes deste embate, o Coritiba acumulava uma derrota e três empates consecutivos. A vitória elevou o clube paranaense a 19 pontos, aproximando-o das posições cimeiras da classificação. Por outro lado, o Atlético-MG sofreu sua segunda derrota consecutiva, já que havia perdido para o Santos na rodada anterior, permanecendo com 14 pontos na zona intermediária da tabela.
Coxa abre o placar
Atuando em seus domínios, o Coritiba não demorou a aproveitar uma jogada de bola parada para inaugurar o marcador. Depois de um escanteio batido por Josué na esquerda, Breno Lopes se impôs na disputa na primeira trave. A bola, então, sobrou para o atacante, que finalizou de forma improvisada na pequena área, colocando o time em vantagem de 1 a 0.
O Atlético-MG, por sua vez, procurou reagir rapidamente em busca da igualdade. Em uma sobra de bola, Renan Lodi arrematou de primeira da entrada da área, forçando uma intervenção segura de Pedro Rangel. Em seguida, Cuello tentou um chute rasteiro de longa distância, visando o canto, mas Pedro Rangel conseguiu um leve desvio e a bola ainda encontrou a trave.
Pressão do time mineiro
A equipe de Minas Gerais manteve uma intensa pressão nos minutos finais da primeira etapa, e Victor Hugo esteve perto de empatar com um chute rasteiro de dentro da área, mas Pedro Rangel realizou outra defesa crucial. Jogadores como Hulk, Maycon e Reinier também buscaram o gol, porém sem êxito.
No retorno para a etapa complementar, o Atlético-MG continuou com maior volume ofensivo, embora sem criar finalizações de grande perigo. Contudo, foi o Coritiba que ampliou o placar aos 14 minutos. Lyanco, da defesa atleticana, recebeu a bola sob pressão de Pedro Rocha. O zagueiro tentou um passe arriscado, a bola ricocheteou no atacante e seguiu diretamente para o gol. O goleiro Everson estava ligeiramente deslocado para a direita, antecipando um possível passe, e não conseguiu evitar o tento.
Vitória confirmada com lance inusitado
Na tentativa de reverter o placar adverso, o Atlético-MG promoveu a entrada de Dudu, que demonstrou boa mobilidade e arriscou algumas finalizações, mas sem ameaçar seriamente o gol adversário. A equipe ainda insistia em arremates de longa distância.
Nos minutos finais, Renato Marques, do Coritiba, e Renan Lodi, do Atlético-MG, foram expulsos após um desentendimento que resultou em empurrões. Apesar da intensa pressão adversária no desfecho da partida, o Coritiba conseguiu manter a vantagem e assegurar a vitória.
Próximos compromissos
Ambas as equipes retornarão a campo no meio da semana para os confrontos de ida da quinta fase da Copa do Brasil. Na quarta-feira, o Coritiba enfrentará o Santos na Vila Belmiro, com início às 19h30. Já na quinta-feira, o Atlético-MG receberá o Ceará na Arena MRV, às 19h.
No domingo subsequente, dia 26, os clubes voltam a disputar partidas pelo Campeonato Brasileiro, pela 13ª rodada. Às 16h, o Coritiba viajará para Porto Alegre (RS) para encarar o Grêmio em seu estádio. Posteriormente, às 20h30, o Atlético-MG jogará novamente em casa, na Arena MRV, desta vez contra o Flamengo.
Comentários: