Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 08 de Junho 2026
Notícias/Cidade

DAAE ASSINA CONTRATO PARA LIBERAÇÃO DE RECURSO PARA RETIRADA DO LODO DA ETE ARARAQUARA

A superintendência do Daae assinou o contrato com o governo do Estado - Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

DAAE ASSINA CONTRATO PARA LIBERAÇÃO DE RECURSO PARA RETIRADA DO LODO DA ETE ARARAQUARA
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A superintendência do Daae assinou o contrato com o governo do Estado - Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – para o repasse de recurso proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

O projeto prevê a remoção de 30 mil metros cúbicos de lodo e resíduos da lagoa de sedimentação, do módulo II, da Estação de Tratamento de Esgoto de Araraquara.

O valor liberado pelo Fehidro é de R$ 1.974.439,74, sendo R$ 1.982.588,79 de contrapartida da autarquia, totalizando uma obra no valor de R$ 3.957.023,53.

Publicidade

Leia Também:

“A meta deste contrato é remover 30 mil metros cúbicos de lodo contido na lagoa de sedimentação, realizando a dragagem deste, aplicando-se polímeros que auxiliam em sua floculação e o acondicionando em geobag's para desidratação. Com isso, o lodo desaguado terá redução em seu volume, sendo posteriormente destinado para aterro sanitário apropriado”, explicou José Braz Scognamiglio, diretor de Planejamento.

O acúmulo de lodo é inerente à tecnologia de tratamento do sistema existente, que consiste em lagoas de aeração e de sedimentação. Todavia, dado o acúmulo deste, é necessário a limpeza das lagoas para que o volume do lodo não se torne excessivo, o que prejudica a eficiência do processo de tratamento.

Esta etapa é continuação da dragagem de 60 mil metros cúbicos de lodo realizada em 2019 e 2020 pela empresa Fos Engenharia Ltda, por meio de contrato com o Fehidro.

“A remoção do lodo vai proporcionar melhoria na qualidade do efluente tratado, evitando danos ao meio ambiente”, frisou o superintendente do Daae, Delorges Mano.

O projeto foi elaborado, pela Gerência de Engenharia, da Diretoria de Planejamento. A ETE Araraquara trata todo esgoto coletado na cidade de Araraquara, beneficiando cerca de 240 mil habitantes.





Assessoria de comunicação

Publicado por:

Assessoria de comunicação

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR