Araraquara News

Sabado, 13 de Abril de 2024

🔴 Ao vivo

Saúde

DENGUE ASSOMBRA BRASILEIROS E TAMBÉM PODE ATINGIR A VISÃO

Multi Comunicar
Por Multi Comunicar
DENGUE ASSOMBRA BRASILEIROS E TAMBÉM PODE ATINGIR A VISÃO
Imagem de jcomp no Freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

Minas Gerais está sob alerta para uma epidemia de dengue, mas o crescimento de casos é observado também em diversos outros estados. A situação é  preocupante, mesmo sendo uma doença sazonal, em que o calor e as chuvas facilitam a reprodução do mosquito Aedes Aegypti. O problema é que, além dos sintomas conhecidos, como dor e manchas pelo corpo, a patologia também  atinge os olhos.

A dengue possui diferentes tipos, sendo um deles o mais perigoso, a hemorrágica, devido ao risco de morte. Porém, a oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Juliana Guimarães, alerta que até mesmo uma manifestação mais leve pode comprometer a saúde ocular.

A trombose ocular, também chamada de derrame, é uma possibilidade para todas as ocorrências de dengue, através da produção e depósito de anticorpos nas paredes internas das artérias e vasos, obstruindo e causando inchaços na retina. A fóvea, região central da retina, também pode ser atingida e inflamar. A camada está localizada no fundo do olho e transmite as imagens para o cérebro, formando a visão.

Leia Também:

Juliana ainda lembra do pior tipo de dengue, que provoca uma série de hemorragias, com dores abdominais fortes e contínuas, os sintomas tradicionais. Trata-se do tipo que mais afeta a visão, porque a doença gera uma queda no número de plaquetas, elevando a chance de uma hemorragia acontecer na superfície ou interior do globo, assim como a retina e o nervo óptico.

Quando a hemorragia acontece na superfície, o primeiro sinal é o aparecimento de uma mancha vermelha, mas não costuma apresentar riscos. Já no interior, a situação é mais séria e os sintomas, silenciosos. À medida que o problema evolui, a qualidade da visão vai piorando, até levar à cegueira.

As primeiras doses da vacina da dengue já chegaram ao Brasil, contudo, até que esteja disponível para toda a população, será preciso manter alguns cuidados para evitá-la. A recomendação é usar repelente ou roupas mais compridas, escondendo a pele, colocar telas nas janelas e evitar deixar recipientes acumuladores de água expostos.

Referente à saúde ocular, quem recebe o diagnóstico de dengue, deve  consultar com um oftalmologista para ser examinado e se necessário, iniciar o tratamento para evitar o desenvolvimento de problemas, difíceis de serem revertidos, principalmente, se descobertos tardiamente.

Comentários:

🚀 Aumente vendas e reforce sua marca! Anuncie aqui, alcance mais clientes