Araraquara News

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 28 de Abril 2026

🔴 Ao vivo

Notícias/ANews

Editoras abrem Casa Pagã na Flip 2023

Editoras independentes, lançam programação especial paralela à feira e uma campanha criativa de financiamento da empreitada com benefícios exclusivos aos colaboradores

Editoras abrem Casa Pagã na Flip 2023
Marcelo Nocelli
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Seis editoras parceiras fundam a Casa Pagã em Paraty e lançam uma programação cultural eclética e democrática durante a Flip2023. A iniciativa é das editoras Reformatório, Claraboia, Cousa, Fábrica de Cânones, Lote 42 e Mireveja, que farão uma agenda intensa de bate-papos, debates, oficinas, lançamentos de livros e uma feira permanente de venda dos livros, de 23 a 26/11.

 

“Somos um grupo de pequenas editoras especializadas e voltadas para literatura brasileira contemporânea, representamos nomes premiados e de sucesso no mercado editorial mais exigente, mas também temos como compromisso apresentar novos nomes, com um conteúdo importante para o público”, diz Marcelo Nocelli, da Reformatório. Para viabilizar a empreitada paralela à Flip, o grupo lançou uma campanha de financiamento coletivo com atrativos exclusivos para os colaboradores, como acesso a bate-papos, oficinas e aulões, em encontros on-line e presenciais antes do evento, em São Paulo e em Vitória. Outra surpresa para os colaboradores é o kit de livros de todas as editoras com ecobag da casa. O colaborador poderá escolher os benefícios que quer ganhar através do link da campanha de financiamento - benfeitoria.com/casapaga .

Publicidade

Leia Também:

 

A Casa Pagã funcionará em um casarão localizado no centro histórico de Paraty, onde atualmente já funciona a galeria de arte e bar Matriz Cultural, fundada em 2021 para ser um ponto de encontro democrático para fortalecimento da cultura local, que tem como bargirl e curadora, a artista canadense Sara Frisby. 

 

Além dos autores publicados pelas editoras parceiras da Casa Pagã, a agenda reserva uma série de encontros com convidados muito especiais que serão anunciados ao longo do mês de setembro. 

 

Durante a Flip, a casa funcionará com a agenda dos eventos literários das 9 às 21h. Na casa, fora as oficinas, todos os outros eventos terão entrada franca. Após esse horário, ficará aberto o bar café que servirá, inclusive, os drinks preparados por Sara, que também é sócia da Matriz Cultural.

 

As editoras

Claraboia: especializada em obras de autoras brasileiras

Cousa: escritores brasileiros e estrangeiros

Fábrica de Cânones: literatura contemporânea, incluindo livros de ficção e não ficção

Lote 42: livros para um público geral de ficção e não ficção; em prosa e verso; com linguagem escrita, ilustrado e em quadrinhos

Mireveja: literatura, política, história, fotografia, direitos humanos, gastronomia, cultura

Reformatório: literatura brasileira contemporânea

 

Zé Celso

A Casa Pagã homenageará Zé Celso Martinez Corrêa. Figura maior do teatro brasileiro, sempre fez seu manifesto a favor da diversidade, dedicando-se à libertação artística e sexual, defendeu a arte e as pluralidades lutando contra todo e qualquer preconceito, fazendo do seu Teatro Oficina espaço de resistência e criatividade. As editoras justificam:

 

Só por tudo isso, já teríamos motivo de sobra para homenagear esta grande figura que nos deixou, de maneira inesperada, em 6 de julho deste ano. Mas a ligação de Zé Celso com Pagu, que passa também pelos ideais e pelo amor ao teatro e as artes, vai além. A primeira apresentação da trupe de Zé Celso fora da capital, com a peça ‘A incubadora’ aconteceu no Festival de Santos, em 1960, onde levou os principais prêmios e apresentou Zé Celso ao mundo. E uma das organizadoras era justamente Pagu. Sobre este episódio, Zé Celso contou:

 

“Havia um monte de aplausos. E a Pagu já estava muito bêbada, então, na premiação, ela montou em mim como se fosse um bicho preguiça, com aquele bafo de álcool, e não me soltou mais. Senti que ela me deu um passe naquele dia. Senti que, realmente, eu estava certo naquilo que tinha que fazer.”

 

E como nada é por acaso, tudo na vida é símbolo, Zé Celso fez sua última apresentação pública em Santos, no dia 11 de junho, no Festival que sucedeu o antigo que o havia lançado ao mundo e que perpetua até hoje a Festa de Pagu. E é esta festa, de vida e arte, com os passes de Pagu e Zé Celso, e com as bênçãos do Teatro Oficina, que a Casa Pagã pretende encarnar em Paraty.

 

Serviço

Casa Pagã na Flip2023

@casapagaflip2023

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 378 (Antiga rua da Cadeia) Centro Histórico

Data: 23 a 26/11Horário: 9 às 21h

@editoraclaraboia @editoracousa @fabricadecanones @lote42 @mirevejaeditor @reformatorio

TextoeCia Comunicação

Publicado por:

TextoeCia Comunicação

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR