FIDA 2025 Traz Espetáculos, Mesas e Oficinas em Diferentes Espaços da Cidade
O quarto dia do Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA 2025), nesta terça-feira (23), será um convite à diversidade de linguagens e à troca de saberes. Com atividades distribuídas entre a Unesp e o Instituto Federal de Araraquara (IFSP), o público poderá transitar entre espetáculos, mesas de debate, oficinas e apresentações que reforçam a pluralidade desta edição.
Programação Ampla na Unesp e no IFSP
Na Unesp, a programação tem início às 14h com o espetáculo "UMBIGO", da artista Fernanda Bevilaqua. Em seguida, das 14h30 às 16h30, acontece a mesa de debate “Letramento, cosmopercepções originárias e espaços de amor na Abya Yala e Pindorama”, que propõe reflexões sobre a construção de histórias e cosmovisões. No mesmo horário, o IFSP recebe a oficina “Dançar e Florear por uma Educação Emancipatória”, ministrada por Luzinete Silva e Sabrina Kelly, que propõem a experimentação de movimentações inspiradas em obras de artistas negras.
Noite Intensa com Maracatu e Três Espetáculos no IFSP
À noite, a programação no Instituto Federal de Araraquara se intensifica. Às 18h, o público acompanha a celebração de “8 Anos – Ecoar em Aracoara”, com o Maracatu Sementes Crioulas, que fortalece a cultura popular e a identidade negra na cidade. Na sequência, às 19h, três criações dividem o espaço: o espetáculo “Ofertório da Missa dos Quilombos”, do Núcleo de Formados e Formandos da EMD Iracema Nogueira; “Acúmulo – um diálogo sobre o cansaço”, da Plataforma23; e a abertura de processo “Destroços”, de artistas de Araraquara. Cada trabalho, a seu modo, problematiza questões urgentes, da afirmação identitária à crítica ao cansaço contemporâneo.
Com esse mosaico, a terça-feira consolida o FIDA como um espaço de resistência e experimentação. Todas as atividades são gratuitas.