Paciente em Surto Danifica Equipamentos na UPA do Valle Verde
Um paciente, de 28 anos, em surto destruiu equipamentos da sala de triagem da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Valle Verde, em Araraquara, no domingo (21). De acordo com a Prefeitura de Araraquara (@PrefeituraDeAraraquara), ele chegou à unidade relatando mal-estar devido ao uso de drogas e, irritado, danificou computadores e outros equipamentos enquanto aguardava atendimento médico.
Outros Casos de Violência e Posição do Sindicato
Ainda em nota, a Prefeitura, por meio da Fungota (Fundação Municipal Irene Siqueira Alves), ressaltou que não houve agressão física a servidores, pois a equipe de enfermagem não estava na sala no momento do ocorrido. A GCM (Guarda Civil Municipal) (@GCMAraraquara) foi acionada, deteve o paciente e o encaminhou ao plantão policial.
Segundo o Sismar (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara), esse é o quarto caso de agressão a servidores da Saúde em Araraquara em menos de 30 dias e o segundo na UPA do Valle Verde. O sindicato aponta que a Administração Municipal trata a situação com descaso, sem oferecer apoio emocional às vítimas, que são obrigadas a retornar ao trabalho expostas ao mesmo risco.
Os outros casos de agressão registrados incluem:
- Um homem que fez ameaças a uma servidora na UPA do Valle Verde em 25 de agosto.
- Uma técnica de enfermagem que foi agredida por uma paciente com puxão de cabelo e tapas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Iguatemi em 16 de setembro.
- Uma paciente que atirou uma pedra em direção a funcionárias no CEO (Centro de Especialidades Oftalmológicas) na Vila Xavier em 8 de setembro.
Audiência Pública para Discutir o Problema
Em resposta ao crescente número de ocorrências, a Câmara de Araraquara (@camaradeararaquara) realiza, nesta segunda-feira (22), às 18h30, uma Audiência Pública para discutir a “Violência Contra Servidores da Saúde” e buscar estratégias de proteção. A audiência é aberta ao público.