Em 26 de setembro de 2023, o Vereador João Clemente (PSDB) protocolou Propositura endereçada ao Poder Executivo Municipal propondo a criação de Plataforma para aquecer as vendas, gerar emprego e renda "Juntos pelo Natal: Impulsionando o Comércio Local".
"O Município de Araraquara está no epicentro de uma região carreada de diversos outros Municípios, e, dentre todas, é a que possui um dos maiores centros comerciais e industriais", inicia o Parlamentar em defesa da política pública proposta.
"Quantos estabelecimentos comerciais tem Araraquara? Nos Bairros, Corredores Comerciais e no Centro quantas vendas são realizadas por dia e qual a margem possível de aumento das vendas no final de ano? Quantas pessoas estão empregadas pelo comércio local? Aumentando as vendas no comércio, a indústria local também maximizará sua produção?", indaga o Vereador como que buscando o debate profícuo e o entendimento salutar.
Clemente avança e pondera que "decorações festivas e iluminativas; apresentações culturais com artistas locais; campanhas de marketing; incentivo à parcerias entre empresas locais para ações promocionais em conjunto; criar o Programa de Encantamento ao Cliente (consumidor bem atendido volta a comprar); a doação de bens, valores e ou benefícios (dentro do interesse público, legalidade, etc.) podem incentivar a compra no comércio local (por reflexo, aumento da arrecadação tributária); dentre outras iniciativas a serem tratadas pelas partes interessadas no fomento da economia local, com envergadura regional. Ademais, parcerias com a Fecomercio, BNDES (crédito), objetivando sucesso na realização de acordos de vontades, convênios, parcerias com a ACIA, Sincomercio, Sinhores e demais entidades representativas, para a maximização, incremento e aquecimento das vendas de final de ano - "Juntos pelo Natal: Impulsionando o Comércio Local", sintetiza o Vereador João Clemente.
"De forma derradeira, por agora, junto ao econômico segue o social: arrecadação de brinquedos, roupas, etc. para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, podem fazer parte do Projeto em cotejo", sinaliza o Parlamentar.