Araraquara News

Segunda, 02 de agosto de 2021

Região

Riscos de vender seu imóvel em Araraquara sem a ajuda de uma imobiliária

Conheça os riscos de vender seu imóvel sem a ajuda de uma imobiliária

420
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Um artigo obrigatório para todos os que ainda acreditam que vender um imóvel sem a ajuda de uma imobiliária é garantia de economia de tempo e dinheiro...

Então você está pensando em vender sua casa sem um corretor de imóveis e economizar de 1,5 a 3% em comissões potenciais. Não parece tão difícil, certo? Tire algumas fotos, publique um anúncio em um site de venda de imóveis e os compradores virão correndo com ofertas.

Embora algumas pessoas tenham tempo e experiência para vender imóveis com eficácia sem a ajuda de uma imobiliária, muitos acabam fracassando, infelizmente. Não é nenhuma surpresa, inclusive, que a porcentagem de apartamento em Araraquara vendidos diretamente por proprietários tenha diminuído continuamente no país.

Aqui estão, portanto, alguns riscos que farão você pensar duas vezes antes de querer vender sua casa sem a ajuda de uma imobiliária.

 

Gasto de tempo

 

Se você decidir vender um imóvel sozinho, sem a ajuda de uma imobiliária, esteja preparado para sacrificar muito do seu tempo em coisas que vão desde preparar a propriedade e tirar fotos perfeitas até obter a descrição e o marketing corretos.

 

Você também passará um tempo mostrando a propriedade, cuidando de arrombadores de portas e conversando com pessoas que não o levarão a sério. Tempo perdido é um dos principais motivos para não vender um imóvel por conta própria.

 

Custos

 

Quando você vende um imóvel por conta própria, pode pensar que está economizando dinheiro. Na realidade, você costuma gastar muito dinheiro adiantado, sem garantia de retorno.

 

As imobiliárias, por outro lado, gastam uma quantia calculada de dinheiro antecipadamente para garantir que um imóvel seja vendido e, em última análise, a venda pague a você e a ambos de forma justa.

 

Falsa sensação de economia de dinheiro

 

Optar por vender uma propriedade por conta própria não economiza dinheiro. Fazendo uma comparação hipotética, se sozinho e sem experiência alguma você pode conseguir uma proposta de 217.900 reais pelo seu imóvel, uma imobiliária poderia, com toda a expertise que possui, uma proposta de, quem sabe, até uns 295.000 mil reais.

 

Quando você encontrar o corretor certo, ele definirá o preço de sua propriedade para obter o máximo de dinheiro no menor tempo, uma combinação que pode significar 10-30% mais lucro líquido, isso enquanto você está pensando em economizar de 1,5 a 3% na comissão da imobiliária...

 

Responsabilidade maior nas costas do proprietário

 

Quando você vende sua casa sem a ajuda de uma imobiliária, quaisquer erros que você cometa podem custar muito. Os agentes imobiliários, por outro lado, têm algo chamado Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (E&O - Erros e Omissões).

Esse seguro os protege quando erros são cometidos em contratos.

Trata-se, na realidade, de um seguro voltado para proteger todos os profissionais liberais, das mais diversas áreas, contra eventuais falhas que possam se transformar em grandes prejuízos.

 

Quando você vende por conta própria, por outro lado, pode ter certeza que o que não faltarão são pessoas para explorar cada pequeno erro que você cometer.

 

Prática de preços incorretos

 

O preço incorreto de suas casas à venda quando você as lista em sites de imóveis pode ser o pior erro que você pode cometer por inexperiência e até mesmo sem querer, podendo afetar muito os dias do imóvel no mercado e o preço de venda final.

 

Preços muito altos significa que menos pessoas verão a sua propriedade, resultando em menos ofertas. Preços muito baixos, por outro lado, podem significar que você está transmitindo que algo está errado com a propriedade ou que você está desesperado para vender.

 

Mais dias no mercado também indicarão a quem poderia comprar terrenos seus que algo está errado e pode significar menos dinheiro na venda final. Está conseguindo entender agora o quanto pode ser complicado vender uma propriedade?

 

Benefícios de vender seu imóvel com a ajuda de uma imobiliária

 

Uma boa imobiliária pode ajudar a determinar qual deve ser o preço de tabela ideal para o seu imóvel à venda e também aconselhar se seria melhor começar pelo topo do mercado e ter algum espaço para negociar para baixo, ou começar com um preço mais baixo para atrair mais pessoas a fazer ofertas e colocar umas contra as outras para aumentar o seu preço.

 

Uma boa imobiliária pode ainda colocar sua casa em um bom serviço regional de listagem múltipla, que transmitirá seu imóvel para venda a outros sites com grande audiência. Isso dá a você uma melhor chance de conseguir a oferta que deseja.

 

Com a ajuda de uma imobiliária você terá, principalmente, a orientação de especialistas ao negociar, pesar e aceitar ofertas.

 

Você receberá conselhos profissionais sobre o que incluir e o que deixar de fora do anúncio de venda, bem como sobre os tipos de fotos e vídeos a serem tirados - e você terá alguém comprometido em realizar a grande maioria do trabalho envolvido em marketing para a venda da sua casa.

 

Os corretores também se destacam na preparação de uma casa para venda - eles próprios como profissionais ou por meio de uma conexão com um intermediário profissional - ao garantir que seu imóvel tenha a melhor aparência para atrair mais compradores.

Lembre-se, porém, de que se você contratar um preparador profissional, vai desembolsar algum dinheiro extra para tornar seu imóvel à venda mais atraente.

 

A imobiliária também fará open houses e apresentações privadas e pode coordenar toda essa programação com todos os outros fornecedores envolvidos no processo de venda, incluindo o avaliador, o inspetor residencial, o corretor e o notário.

 

Além disso, os especialistas da imobiliária costuma estar sempre disponíveis para responder às suas perguntas e resolver preocupações imediatamente e orientá-lo através da resma de papelada necessária para vender sua casa.

 

Mais importante ainda, uma boa imobiliária servirá como uma ponte objetiva entre você e um comprador em potencial.

 

O mercado imobiliário costuma ser uma transação muito emocional, mas um bom corretor não permite que a emoção atrapalhe o fechamento de um bom negócio, exatamente por não estar envolvido diretamente com a propriedade à venda.

 

Ficou com vontade de comprar terrenos para construir imóveis e depois vendê-los com a ajuda de uma imobiliária? Enquanto se decide, uma boa ideia é nos seguir nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos interessantes e fresquinhos preparados exclusivamente só para você!

 

Fonte/Créditos: Camille dos Santos

Créditos (Imagem de capa): Pixabay

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!