Araraquara News

Sabado, 13 de Abril de 2024

🔴 Ao vivo

Educação

TESTE VOCACIONAL AUXILIA JOVEM EM ESCOLHA PROFISSIONAL

Multi Comunicar
Por Multi Comunicar
TESTE VOCACIONAL AUXILIA JOVEM EM ESCOLHA PROFISSIONAL
Foto de Alex Green: https://www.pexels.com/pt-br/foto/corte-o-psicologo-etnico-escrevendo-na-prancheta-durante-a-sessao-5699456/
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

A decisão sobre uma profissão para atuar a vida toda é uma tarefa árdua e assusta muitos estudantes, principalmente, aqueles que não compreendem muito bem, seus próprios desejos e sonhos. Dessa forma, muitas famílias recorrem aos testes vocacionais, durante o início do ano, período em que diversas faculdades passam pela fase de vestibulares e matrículas.

A PHD em neurociência, psicanalista e psicopedagoga, Ângela Mathylde Soares, explica que o teste vocacional é um método com perguntas que ao serem respondidas, permite identificar aspectos pessoais, competências e dificuldades, ajudando as pessoas a se entenderem melhor. A partir de então, é possível destacar algumas áreas e cursos que combinam com a personalidade do estudante.

A avaliação deve ser aplicada por um profissional da psicologia, já que é necessário ter conhecimento sobre análise comportamental. Os testes também podem variar um pouco, apesar de o mais tradicional envolver apenas o questionário, alguns contam também com sessões.  É preciso lembrar que a avaliação não é um veredito, já que o indivíduo tem a liberdade de escolher aquilo que acredita possuir maior afinidade. 

Leia Também:

O final da adolescência e início da vida adulta são as fases em que os jovens estão passando pelas primeiras grandes experiências e se descobrindo como seres humanos, então, ter dúvida e medo ao fazer uma escolha como essa é normal. Muitos acabam escolhendo por impulso e, infelizmente, depois não se sentem satisfeitos, mas desistir também não é o fim do mundo, já que nunca é tarde demais para correr atrás de um sonho e não existe uma fórmula para a felicidade profissional.

Ângela ainda lembra que o teste não é exclusivo da faixa etária mais jovem, podendo ser aplicado em qualquer idade, uma vez que viver é um constante aprendizado, e todos podem apresentar novos interesses e percepção de vida, desejando iniciar tudo do zero.

Comentários:

🚀 Aumente vendas e reforce sua marca! Anuncie aqui, alcance mais clientes