Num derby bastante equilibrado, brilhou a estrela de Endrick, que deu a vitória ao Palmeiras sobre o Corinthians, por 1 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, na decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20. Mais de 18 mil torcedores estiveram nas arquibancadas.
A vitória garantiu ao Palmeiras o bicampeonato da competição, já que também havia conquistado a taça na temporada 2018. A campanha que culminou no título deste ano foi de nove vitórias, um empate e quatro derrotas. Foram 27 gols marcados e 11 sofridos.
Outro fato importante é que o Palmeiras é o primeiro time a conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Brasileiro Sub-20 no mesmo ano, comprovando o desenvolvimento e força da base alviverde nos últimos anos.
O JOGO
O primeiro tempo foi equilibrado e com os dois times tendo bons momentos. Em casa, o Corinthians aproveitou o embalo do seu torcedor e assustou logo aos 14 minutos, quando Kayke finalizou cruzado e acertou a trave. Animado, o Corinthians seguiu ligeiramente melhor e chegou com perigo aos 27, em chute cruzado de Matheus Araújo.
Após superar o melhor momento do adversário, o Palmeiras conseguiu encaixar a marcação e os passes entre o setor de meio-campo e ataque. E as oportunidades surgiram antes do apito final. Aos 43, Ian cobrou falta e Pedro Lima cabeceou na trave. No rebote, Endrick chutou em cima da marcação e ganhou escanteio.
A bola na trave encheu os visitantes de coragem e no minuto seguinte surgiu mais uma chance de gol. Aos 44, Pedro Lima carregou bola com facilidade pelo meio-campo e chutou forte com a perna esquerda. O goleiro Kauê se esticou e com a ponta dos dedos mandou para escanteio.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou melhor e abriu o placar. Aos 18 minutos, Endrick avançou sem marcação e chutou no canto esquerdo do goleiro corintiano, sem chances de defesa. Brilhando a estrela do jovem palmeirense na decisão.
A vantagem deu tranquilidade ao Palmeiras fora de casa, só que por pouco tempo. Aos 32 minutos, Ian fez falta dura em Matheus Araújo e recebeu o cartão vermelho direto, deixando o alviverde paulista com um a menos.
Com um homem a mais, o Corinthians foi para o tudo ou nada na reta final do jogo. Aos 47 minutos, Wesley lançou Biro dentro da área e o atacante mandou para as redes após duas tentativas. Contudo, o assistente anulou o gol por posição irregular. Após o susto, o Palmeiras manteve a vitória e saiu de campo com o título nacional.
Comentários: