Você se sente um empreendedor e quer lançar um e-commerce, mas não sabe por onde começar? Siga esses 7 passos para iniciar um e-commerce de sucesso:
1. ENCONTRE O PRODUTO/SERVIÇO CERTO PARA VENDER
A primeira pergunta que você deve fazer para o seu site de e-commerce é: quais produtos/serviços devo vender na minha loja virtual? Este primeiro passo é provavelmente o mais crucial. Aqui estão algumas abordagens e dicas para encontrar o produto ideal:
UM NOVO PRODUTO/SERVIÇO QUE ATENDE UMA NECESSIDADE
Antes de começar a vender um novo produto ou serviço, você deve garantir que ele atenda a uma necessidade do cliente. Para isso, você pode realizar um estudo de mercado. O estudo permitirá que você aprimore seu conhecimento da necessidade do cliente que deseja atender e do mercado em que se posicionar.
UM PRODUTO COMPROVADO NO MERCADO
O objetivo obviamente não é vender o que todo mundo já está vendendo, mas encontrar um produto que está começando a ser conhecido e está vendendo bastante. Uma vez identificado o produto, procure melhorá-lo adicionando algum valor que lhe permita diferenciar-se da concorrência e aumentar as suas vendas.
PRODUTOS DA MODA
Muitas lojas online começam com produtos modernos e modernos. Existem muitas ferramentas para ajudá-lo a identificar tópicos e interesses atuais da moda. No entanto, tenha cuidado com modismos que só terão uma vida útil muito curta.
Você pode usar as seguintes técnicas para identificar produtos da moda com alto potencial:
- Google Trends, uma ferramenta gratuita que permite monitorar a popularidade de uma palavra-chave ao longo do tempo.
- As revistas e blogs
- As redes sociais
- Marketplaces
POSICIONE-SE EM UM NICHO DE MERCADO
Um nicho de mercado é um pequeno segmento de mercado onde a concorrência ainda não está muito desenvolvida. Você pode usar o método de tendência discutido acima para identificar nichos de mercado. No entanto, tome cuidado para não selecionar produtos que serão populares apenas por um curto período de tempo.
VOCÊ TAMBÉM PODE DESENVOLVER UMA PAIXÃO PESSOAL
Você mesmo pode fazer produtos magníficos ou é apaixonado por um campo em particular. Se você gosta do que está vendendo, poderá comunicar sua paixão e convencer os clientes. Mas, tenha cuidado para ouvi-los e não caia na armadilha de vender produtos que só atendem ao seu gosto.
2. ENCONTRANDO SEUS FORNECEDORES
Não se preocupe, encontrar fornecedores não é a tarefa mais difícil. Isso exigirá principalmente tempo e paciência. Hoje, com a Internet, você pode acessar todos os contatos que precisa em poucos cliques e obter facilmente uma lista de fornecedores a serem contatados.
3. SUA MARCA E SEU NOME DE DOMÍNIO
Depois de escolher o(s) produto(s) que deseja vender, você terá que encontrar o nome certo para sua empresa. Depois de validar o seu nome, e antes de o registar e proteger , certifique-se de que o nome e o nome de domínio estão disponíveis.
4. CRIE SEU SITE NA INTERNET
Existem duas opções para o desenvolvimento técnico da sua loja online: crie você mesmo o site ou faça com que seja feito por profissionais. Os orçamentos são muitas vezes muito apertados quando você começa e contratar profissionais pode ser muito caro. Felizmente, existem várias plataformas que permitirão que você construa uma loja online com facilidade e baixo custo.
As seguintes plataformas fornecem modelos de loja online prontos que incluem gerenciamento de estoque e sistemas de pagamento: Shopify ou Woocommerce.
5. LOGÍSTICA
O que acontecerá na prática do ponto de vista logístico quando seu site estiver online e seus primeiros pedidos chegarem? É fundamental entender que um aspecto importante da gestão de um site de comércio eletrônico é garantir que sua logística esteja bem organizada (gestão de estoque, entregas e devoluções). Onde será armazenado? Como será entregue? Como as devoluções serão gerenciadas? ... Liste todos esses aspectos e defina claramente os procedimentos a serem implementados.
6. GANHANDO VISIBILIDADE PARA SUA LOJA ONLINE
O mundo online é altamente competitivo. Para se diferenciar e promover sua loja, você terá que implementar uma estratégia de marketing e comunicação eficaz .
7. FORNEÇA UM ÓTIMO ATENDIMENTO AO CLIENTE
O atendimento ao cliente é um dos principais desafios do e-commerce. Quando os clientes estão na frente da tela, não há contato pessoal suficiente e eles se tornam mais exigentes. Crie um relacionamento próximo e de confiança, apoiando-os durante toda a experiência de compra e depois.
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