Araraquara News

Segunda, 02 de agosto de 2021

Coluna

Como a zona de conforto pode atrapalhar a carreira dos jovens? Veja dicas para sair desse estado

Não sentir mais medo para exercer alguma função e se contentar com seu cargo podem ser sinais de que você está na zona de conforto

238
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Começo este artigo com uma pergunta que pode parecer clichê, mas que tenho certeza que vai lhe fazer pensar: quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez? Se a resposta para este questionamento está demorando a surgir, é um indício de que você pode estar na zona de conforto. Falando sobre vida profissional, essa situação pode ser prejudicial, principalmente para os jovens, que estão no início da carreira.

Quantas vezes não ouvimos histórias de pessoas mais experientes, que começaram em uma empresa nos cargos mais baixos e terminaram a carreira já como chefes? Eu mesmo, com apenas 15 anos, comecei a dar aulas de informática em um único computador que eu e meu irmão tínhamos em casa. Quando conseguimos o segundo, nossos alunos só foram aumentando, até que tivemos nossa primeira escola, onde atendíamos cerca de 800 pessoas.

A partir disso, eu nunca mais parei. Agora, quero incentivar os jovens a terem sonhos e objetivos e a conquistá-los. Quero mostrar que vocês podem alcançar muitas coisas e quero ajudá-los nessa trajetória. Por isso, uma das principais dicas é para que não fiquem na zona de conforto.

Depois de conquistar o primeiro emprego, muitos jovens sentem-se “satisfeitos” com o salário ou apenas com o fato de terem um trabalho. Isso faz com que eles fiquem ali, sem pensar em um crescimento ou em mudanças. Buscando apenas pelo conforto e por uma questão que já está aparentemente “resolvida”, essas pessoas não querem sair desse lugar alcançado.

Além de traçar metas, é importante analisar sua situação na vida profissional. Você ainda tem desafios durante os dias de trabalho? Sente medo ou um friozinho na barriga na hora de desempenhar alguma atividade? Ou está tudo muito fácil e muito sem graça? Refletir sobre esses aspectos é o primeiro passo para sair da zona de conforto e darei também outras dicas:

  1. Desafie-se

Como eu disse no início do texto, fazer algo novo e que, normalmente, não faria parte da sua rotina, é uma maneira de sair da zona de conforto. E isso não precisa acontecer apenas no ambiente de trabalho. Praticar um novo esporte, por exemplo, pode ser um incentivo e uma maneira de abrir os olhos para novas possibilidades.

  1. Defenda suas ideias

Para quem está na zona de conforto, muitas vezes é mais ‘fácil’ apenas concordar com o que os outros dizem. Agora, é o momento de você se mostrar e dar a sua opinião, compartilhar suas ideias e se mostrar ao mundo, além de lutar por aquilo que você acredita.

  1. Encare seus medos

O que o assusta? Do que você tem medo? O receio de se frustrar vai prendê-lo. Você não precisa acertar sempre, mas é fundamental que você tente. Não podemos ficar presos ao pensamento de que não podemos falhar nunca. Isso, com certeza, nos deixa limitados e nos dá a ideia de que é melhor permanecer na zona de conforto. Encare seus medos de frente e deixe de lado os pensamentos negativos.

  1. Busque conhecer pessoas e lugares novos

A importância de manter os laços com nossos amigos de longa data e não esquecer de nossas raízes é inegável. Mas, devemos também ampliar nossos horizontes. Conhecer pessoas que têm conversas e assuntos diferentes do que já estamos habituados e descobrir lugares com novas culturas e costumes também aumenta nosso repertório, além de nos dar vontade de ir em busca sempre de mais coisas, sem ficarmos parados.

Fonte/Créditos: Fábio Affonso é franqueador da MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental, uma rede com 35 escolas no estado de São Paulo. Apaixonado por ensino profissionalizante, ele idealizou o Coaching Max, primeiro programa de coaching para jovens, ofere

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!