Araraquara News

Sabado, 14 de Dezembro de 2024

🔴 Ao vivo

Geral

Os juízes e a livre interpretação das leis

A interpretação distorcida que muitos deles fazem da Constituição e do Código Penal é de um talento incrível

Lucas Lanna Resende
Por Lucas Lanna Resende
/ 401 acessos
Os juízes e a livre interpretação das leis
Dorivan Marinho/SCO/STF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Sei que isso que vou dizer agora é muito estranho, mas confesso que só fui aprender poesia com os juízes brasileiros (mais especificamente os ministros da mais alta corte do país). A interpretação distorcida que muitos deles fazem da Constituição e do Código Penal é de um talento incrível. Quisera eu ter tamanha maleabilidade com as palavras!

Com alguns eles, aprendi a existência de estupro culposo e peculato (eufemismo para roubo do dinheiro público) sem intenção. Descobri também que não ofende a dignidade da pessoa humana transportar trabalhadores em meio a fezes de suínos e bovinos

Por causa desses homens togados, comecei a fazer algo que eu nunca tinha feito antes: ler a Constituição. Com tantas interpretações imaginativas, achei que o livro das leis seria um longo poema cheio de aventuras, bem no estilo de Odisséia. 

Publicidade

Leia Também:

Achei bonita a passagem “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante” e imaginei inúmeros significados para aquilo. Um mundo de ideias se abriu em minha mente quando me deparei com a frase que diz ser vedado ao poder público “criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. 

A beleza desse trecho mora no paradoxo, na dicotomia entre a utopia e o real. Juízes têm 60 dias de férias, políticos têm imunidade parlamentar, militares se aposentam depois de 20 anos de trabalho e milionários sonegam impostos impunemente. Já os pobres… esses apodrecem na cadeia sem nem serem julgados. 

Nunca entendi o rumo da Justiça brasileira ao longo da história. Achava que a cegueira de Thâmis fosse literal, mas quando vi que a balança pendia apenas para um lado, comecei achar aquilo meio estranho. 

Mas devo parar por aqui. Não quero encrenca com a Justiça, ainda mais depois de saber que é costume o promotor trocar informações de investigações com um juiz a fim de montar um Power Point imputando crimes ao réu. 

 

Comentários:
Lucas Lanna Resende

Publicado por:

Lucas Lanna Resende

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar