Semana de Compositores Locais de Araraquara Pede Mais Incentivo e Reconhecimento à Música
A 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” teve início nesta segunda-feira (06), na Câmara de Araraquara. O evento começou com o lançamento de uma exposição e um bate-papo sobre o tema, onde participantes enfatizaram a importância desses profissionais da música e pediram mais incentivo à área.
A mesa de abertura foi comandada pela vereadora Fabi Virgílio e contou com a presença de Weber Pereira Nunes, do Conselho Municipal de Cultura, Euzânia Andrade, secretária municipal de Cultura, e Rafael Barcot, gerente do Sesc Araraquara.
Dificuldades e a Necessidade de Fomento
A vereadora Fabi Virgílio destacou que a tendência é que os intérpretes sejam mais valorizados, fazendo com que se fale pouco sobre aqueles que, de fato, compõem as canções. Já o multiartista Rodrigo Vulcano pontuou que os editais de fomento são a principal oportunidade para que os artistas tenham a chance de experimentar e criar.
“Que os editais sejam voltados à música autoral e prevejam a verba necessária para toda a produção de um disco”, pediu Vulcano, reforçando a necessidade de apoio à CULTURA. O compositor e cantor Vinícius Zurlo também salientou que os artistas de regiões específicas não podem se sentir “estrangeiros na própria terra”, ofuscados diante de nomes globais, o que justifica a necessidade de incentivo da POLÍTICA pública.
O educador e artista Rafael Paiva complementou o coro ao constatar que “Grande parcela dos artistas não consegue viver da própria arte”.
Exposição em Homenagem a Spiga
Em menção ao poeta e letrista que dá nome à Semana, Pedro Paulo Zavagli – Spiga, uma exposição foi inaugurada no saguão de entrada da Câmara. A mostra ficará disponível até 20 de outubro e reúne informações e materiais sobre os criadores musicais que ajudam a contar a história de Araraquara por meio de suas canções, incluindo fotos, minibiografias, partituras e acervo de capas de mídias.
Comentários: