Araraquara News

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

🔴 Ao vivo

Tecnologia

Artigo de pesquisador do CDMF acaba de ser publicado na Science

José Angelo santilli
Por José Angelo santilli
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

O pesquisador André Farias de Moura, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), acaba de publicar o artigo “Enhancement of optical asymmetry in supramolecular chiroplasmonic assemblies with long-range order” na revista Science, um dos mais importantes periódicos científicos do mundo.

A pesquisa demonstra que novas configurações na organização de nanobastões de ouro podem ser utilizadas no diagnóstico de doenças como Diabetes Tipo II, câncer de pâncreas, Alzheimer e Parkinson.

Isso é possível pois essas nanopartículas apresentam uma forte interação com peptídeos do tipo amilóide relacionados a essas doenças e possibilitam sua detecção pela utilização da luz polarizada.

Publicidade

Leia Também:

Além disso, os nanobastões de ouro também podem ser aplicados na aceleração da formação dos peptídeos amilóides em modelos experimentais para utilização no desenvolvimento de novas drogas e tratamentos para tais doenças.

A pesquisa teve toda a sua etapa experimental desenvolvida na Universidade de Michigan, nos EUA, pelo grupo do pesquisador Nicholas Kotov e a modelagem computacional conduzida por Moura na UFSCar e contando com a utilização do supercomputador brasileiro SDumont (LNCC/MCTI).

Além de Moura e Kotov, o artigo também conta com a autoria dos pesquisadores Jun Lu, Yao Xue , Kalil Bernardino , Ning-Ning Zhang , Weverson R. Gomes , Naomi S. Ramesar, Shuhan Liu , Zheng Hu , Tianmeng Sun e Kun Liu.

O artigo pode ser acessado AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

FONTE/CRÉDITOS: www.cdmf.org.br
Comentários:

🚀 Aumente vendas e reforce sua marca! Anuncie aqui, alcance mais clientes