Araraquara News

Domingo, 23 de Marco de 2025

Saúde

CALOR PROVOCA PROBLEMAS PARA QUEM TEM LIPEDEMA E REQUER CUIDADOS COM SAÚDE VASCULAR

Multi Comunicar
Por Multi Comunicar
/ 147 acessos
CALOR PROVOCA PROBLEMAS PARA QUEM TEM LIPEDEMA E REQUER CUIDADOS COM SAÚDE VASCULAR
Freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

O calor no verão é bem recebido por milhares de pessoas e, ao mesmo tempo, causa preocupação entre os portadores de lipedema. A condição crônica tem origem hormonal, provocando acúmulo de gordura e inchaço nas pernas, quadril e/ou braços. Normalmente, as mulheres são as mais atingidas, representando 10% no mundo. O Instituto Lipedema Brasil estima  mais de 10 milhões de brasileiras com a patologia, sem qualquer conhecimento, pois costuma ser confundida com obesidade.

O médico cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Josualdo Euzébio Silva, explica que a principal diferença entre as duas está na gordura localizada, difícil de ser eliminada, mesmo após cuidados com a prática de atividade física e alimentação saudável. A situação leva a uma perda de peso que não muda a aparência local, desproporcional ao restante do corpo.

A gordura é o sinal mais aparente, porém não é o único. A patologia também causa dor, hematomas, peso nos membros e dificuldade de locomoção, caso ocorra nas pernas. Os sintomas são agravados com altas temperaturas devido a diversos fatores, como a elevação da produção de suor, inchaço e a retenção de líquidos, ampliando a probabilidade de incômodos no fim do dia e, até mesmo, risco para desenvolver irritações e infecções.

Publicidade

Leia Também:

O diagnóstico é realizado pelo cirurgião vascular, analisando os sintomas, aparência e o histórico familiar, pois as alterações hormonais - que também são maiores no verão - pioram os sintomas. 

Além de acompanhamento médico, também é necessário ainda mais cuidado com a saúde vascular. Para Josualdo, as meias de compressão, famosas por serem utilizadas por quem tem varizes, proporcionam maior conforto. Para quem convive com o  lipedema, ainda se deve passar por procedimentos, como a drenagem linfática e a elevação das pernas acima do coração para maior conforto e bem-estar. As atividades físicas também são recomendadas, desde que sejam de baixo impacto.

Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar