Em meio à volta de estéticas como indie sleazy, é natural que outras totalmente contrapostas, como o normcore, sejam lembradas. Enquanto na primeira, a camisa masculina é usada de forma despretensiosa e propositalmente com estética solta, na outra, o foco é o minimalismo e conforto.
Nos últimos tempos, a pauta do minimalismo ganhou ainda mais força, tanto pela sua elegância natural quando o assunto são roupas, acessórios e peças de design, quanto pelo lado da sustentabilidade. Afinal de contas, explorar uma menor quantidade de recursos e ainda, sim, ter bons resultados nem sempre é tarefa fácil.
Mas no caso da tendência minimalista da moda para os homens, só existem benefícios. Neste artigo, vamos abordar os principais elementos que tornam o minimalismo uma escolha viável para homens de qualquer idade e estilo, e como inserir de forma pessoal essa estética no seu dia a dia.
Minimalismo para além da tendência
Preto, branco, cinza, formas retas, iluminação natural. Esses são alguns elementos lembrados de primeira quando se fala em minimalismo. Mas o conceito vai muito além da moda e não tem nada de 'sem graça' como muitos podem acreditar. O minimalismo tem fortes raízes no conforto, na elegância e na praticidade.
Muitos homens buscam por mais praticidade e eficiência na hora de se vestir para ocasiões como o trabalho, o que não significa que deixam de lado a estética. Para eles, o minimalismo é a alternativa perfeita para ter um look sempre na medida certa, com peças que duram mais tempo e que se adaptam ao seu estilo, não o contrário.
Adaptando seu guarda-roupa para um estilo minimalista
Algumas tendências recentes, como quiet luxury, jogaram luz nas estéticas minimalistas e com menos quantidade de informações. Existem homens que se enxergam em um estilo mais contido, e outros que optam por fazer uso de peças com mais elementos, como cores, estampas, etc.
O segredo para adotar o minimalismo, como tendência ou como estilo permanente, é encontrar o equilíbrio entre peças e sua personalidade. É possível adotar um look minimalista, mas ainda, sim, fazer uso de cores e estampas, principalmente em ocasiões que pedem uma composição mais trabalhada.
Peças versáteis e funcionais
Camisetas e camisas bem cortadas, de formatos regulares e em menor quantidade são o ponto de partida. Uma camisa de qualidade pode elevar um simples look com calça jeans e tênis, e ficar ainda melhor com sobreposições de blazers. A dica é investir em peças de cortes retos, no tamanho certo e com menos elementos, como aplicações e estampas.
Paleta de cores neutras
Os tons neutros são uma das bases do minimalismo e, sim, eles incluem cores. Por exemplo, tons de verde-oliva ou militar, beges e marrons, azuis aprofundados e vermelhos em tonalidades terrosas. Os clássicos tons de cinza complementam qualquer guarda-roupa, e você pode inserir estampas clássicas, como listras ou peças de tons básicos, porém com texturas.
Materiais e acabamentos de melhor qualidade
No minimalismo, o objetivo é fazer mais com menos. Tanto no aspecto sustentabilidade quanto no aspecto economia, investir em peças de roupa com mais qualidade faz a diferença. Uma camiseta de tecido natural, como algodão pima, oferece mais conforto, melhor caimento, versatilidade com o restante do armário e tem maior durabilidade.
Não abandone sua essência
Optar por um estilo minimalista é fazer um exercício de escolher as coisas pela sua essência, e aqui é fundamental respeitar seu próprio gosto na hora de adaptar o armário para essa tendência. Se você costuma usar cores, não precisa abrir mão disso, podendo introduzir o minimalismo em acessórios e até mesmo nas próprias composições entre as peças.
E não esqueça, a moda é versátil e democrática permitindo a cada um escolher o estilo que mais combine com a sua personalidade.