Espaço para comunicar erros nesta postagem
Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
A indústria paulista se encontra em um processo de aceleração. É o que garante o diretor executivo de economia e estratégia da Fiesp/Ciesp, André Rebelo. Segundo o economista, essa avaliação foi feita com base nos últimos dados econômicos e indicadores analisados pelas entidades, que destacam o crescimento da economia.
De acordo com Rebelo, a expansão da vacinação será fator essencial para a retomada das atividades econômicas, uma vez que a privação de acesso a alguns serviços e viagens pode ter gerado queda no investimento de recursos, que, agora, podem ser utilizados em atividades comerciais. “Outros fatores que devem favorecer a economia brasileira é o forte crescimento global, que impulsionará os preços das commodities, as exportações e o baixo nível de estoques da indústria de transformação”, destaca.
Ainda segundo o diretor, o nível de exportação, de janeiro de 2020 a junho de 2021, evidencia o processo de recuperação. “Se olharmos os níveis de exportações de produtos básicos, manufaturados e semimanufaturados, eles estão em um patamar bem superior ao pré-crise, sejam pelos volumes, sejam pelos preços”, analisa.
Essa confiança se reflete, inclusive, na regional do Ciesp em Araraquara, onde as exportações registraram aumento de 26,7% até julho, no comparativo interanual, representando uma movimentação de U$$ 986,4 milhões no período. Já as importações somaram US$ 287,5 milhões, uma queda de 8,4% frente ao mesmo período do ano passado.
Expectativa dos industriais
Um dos principais indicadores que trazem esperança para o setor é o Sensor da Fiesp, que mede mensalmente as expectativas dos industriais. Em julho, o índice fechou em 51,6 pontos, resultado que o mantém no campo de expansão (acima de 50,0 pontos). A avaliação geral das condições de Mercado, no entanto, teve queda e fechou em 48,8 pontos. Já o Índice de Vendas atingiu 51,0 pontos, também se mantendo em expansão.
As vagas de empregos ofertadas pela indústria de transformação também aumentaram. No total, o saldo formal na indústria do Estado de São Paulo foi de 11.032 no mês passado, um crescimento de 0,46%. A regional de Araraquara gerou 265 dessas oportunidades.
“Estamos recebendo e avaliando diversos dados animadores que, de certa forma, também nos trazem boas perspectivas regionais. Já começamos a reagir na geração de empregos e nossa balança comercial se mantém positiva nos últimos meses. Isso nos dá a certeza que, em breve, teremos um crescimento contínuo”, afirma Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp Araraquara.
Publicado por:
Maricy Celebroni
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.
Nossas notícias
no celular