Araraquara News

Notícias Economia

Indústria dá sinais de recuperação e volta a crescer

Atividade econômica ganha força com avanço da vacinação

Indústria dá sinais de recuperação e volta a crescer
Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A indústria paulista se encontra em um processo de aceleração. É o que garante o diretor executivo de economia e estratégia da Fiesp/Ciesp, André Rebelo. Segundo o economista, essa avaliação foi feita com base nos últimos dados econômicos e indicadores analisados pelas entidades, que destacam o crescimento da economia.

De acordo com Rebelo, a expansão da vacinação será fator essencial para a retomada das atividades econômicas, uma vez que a privação de acesso a alguns serviços e viagens pode ter gerado queda no investimento de recursos, que, agora, podem ser utilizados em atividades comerciais. “Outros fatores que devem favorecer a economia brasileira é o forte crescimento global, que impulsionará os preços das commodities, as exportações e o baixo nível de estoques da indústria de transformação”, destaca.

Ainda segundo o diretor, o nível de exportação, de janeiro de 2020 a junho de 2021, evidencia o processo de recuperação. “Se olharmos os níveis de exportações de produtos básicos, manufaturados e semimanufaturados, eles estão em um patamar bem superior ao pré-crise, sejam pelos volumes, sejam pelos preços”, analisa.

Essa confiança se reflete, inclusive, na regional do Ciesp em Araraquara, onde as exportações registraram aumento de 26,7% até julho, no comparativo interanual, representando uma movimentação de U$$ 986,4 milhões no período. Já as importações somaram US$ 287,5 milhões, uma queda de 8,4% frente ao mesmo período do ano passado.

Expectativa dos industriais

Um dos principais indicadores que trazem esperança para o setor é o Sensor da Fiesp, que mede mensalmente as expectativas dos industriais. Em julho, o índice fechou em 51,6 pontos, resultado que o mantém no campo de expansão (acima de 50,0 pontos). A avaliação geral das condições de Mercado, no entanto, teve queda e fechou em 48,8 pontos. Já o Índice de Vendas atingiu 51,0 pontos, também se mantendo em expansão.

As vagas de empregos ofertadas pela indústria de transformação também aumentaram. No total, o saldo formal na indústria do Estado de São Paulo foi de 11.032 no mês passado, um crescimento de 0,46%. A regional de Araraquara gerou 265 dessas oportunidades.

“Estamos recebendo e avaliando diversos dados animadores que, de certa forma, também nos trazem boas perspectivas regionais. Já começamos a reagir na geração de empregos e nossa balança comercial se mantém positiva nos últimos meses. Isso nos dá a certeza que, em breve, teremos um crescimento contínuo”, afirma Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp Araraquara.

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!