A final do Paulistão A3 Rivalo 2026 permanece indefinida após o empate eletrizante entre Marília e Portuguesa Santista por 2 a 2, na noite desta quarta-feira (22). O confronto de ida, disputado no estádio Bento de Abreu, em Marília (SP), foi marcado por gols rápidos e um desfecho emocionante nos acréscimos, adiando a decisão do título para a partida de volta.
Dessa forma, a equipe que conquistar a vitória no próximo embate assegurará o troféu inédito do Paulistão A3 Rivalo. Se houver um novo placar igual, a disputa pelo campeonato será decidida por meio de cobranças de pênaltis.
Organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição conta com a cobertura abrangente do Portal FUTEBOL INTERIOR, que oferece acompanhamento online dos jogos em seu Placar ao Vivo, além de análises e notícias detalhadas.
NOVIDADE! O Futebol Interior agora está presente nos Canais do WhatsApp.
Marília abre vantagem no placar
A partida decisiva do Paulistão A3 Rivalo 2026 teve um início frenético. Impulsionado pelo apoio de sua torcida, o Marília partiu para o ataque e capitalizou um equívoco da defesa rival, inaugurando o placar logo aos 30 segundos. Lucas Lima desviou a bola na pequena área para Marcondele, que finalizou com sucesso.
O segundo gol do Marília não tardou a acontecer. Aos oito minutos, após um escanteio consecutivo, Carlos Alberto fez um cruzamento preciso para Willian, que, de cabeça e sem marcação, balançou as redes, ampliando a liderança dos anfitriões. Contudo, essa vantagem foi rapidamente reduzida. Aos 12, Yohan Marcellus cobrou uma falta perigosa e Otávio, também de cabeça, marcou para a Portuguesa Santista.
Com um desempenho superior, o Marília quase marcou novamente aos 19 minutos, com Gustavo Custódio, e aos 35, com Carlos Alberto, mas ambos desperdiçaram as oportunidades. Para complicar, a equipe ficou com um jogador a menos aos 45 minutos do primeiro tempo, quando Samuel Balbino cometeu uma falta grave em Fernandinho e, após revisão do VAR, recebeu o cartão vermelho.
Portuguesa Santista busca o empate no fim
Com um jogador a mais, a Portuguesa Santista retornou para o segundo tempo determinada a igualar o placar. No entanto, o goleiro Wagner Coradin, do Marília, foi o grande destaque. Aos sete minutos, Tico serviu Yohan Marcellus na área, que, em posição favorável, foi impedido por uma defesa espetacular de Coradin. O arqueiro fez outra intervenção crucial aos 12, em uma finalização de Lucas Xavier.
Nos instantes derradeiros, o Marília buscou reequilibrar o confronto, mas não conseguiu transpor a sólida defesa adversária. A Portuguesa Santista, por sua vez, não desistiu e, com grande determinação, alcançou o empate. Aos 49 minutos, Rafinha recebeu a bola na entrada da área e disparou um chute certeiro no ângulo de Wagner Coradin, garantindo a igualdade e transferindo a decisão para o jogo de volta.
Próxima e decisiva partida
Ambas as equipes, que já asseguraram sua vaga no Paulistão A2 de 2027, se reencontrarão para a grande final do Paulistão A3 Rivalo. O confronto que definirá o campeão será neste domingo (26), às 10h, no estádio Ulrico Mursa, localizado em Santos.
Ficha técnica
Placar: Marília 2 x 2 Portuguesa Santista
Competição: Paulistão A3 Rivalo 2026 – Final (Jogo de ida)
Data e Horário: 22 de abril de 2026, às 20h
Local: Estádio Bento de Abreu, Marília (SP)
Arbitragem:
- Árbitro: Leonardo Delfino de Abreu Lima
- Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Enderson Emanoel Turbiani da Silva
- VAR: Marcio Mattos dos Santos
Cartões amarelos:
- Marília: Dubilde, Matheus Almeida
- Portuguesa Santista: Fernandinho
Cartões vermelhos:
- Marília: Samuel Balbino
Gols:
- Marília: Marcondele (0’1T), Willian (8’1T)
- Portuguesa Santista: Otávio (12’1T), Rafinha (49’2T)
Escalações:
Marília: Wagner Coradin; Douglas Dias, Guilherme Café, Matheus Abreu e Samuel Balbino; Willian, Dubilde e Carlos Alberto (Luizão); Marcondele (Foquinha), Gustavo Custódio (Matheus Almeida) e Lucas Lima (Cirilo). Técnico: Ricardo Costa.
Portuguesa Santista: André Luiz; Tico (Maninho), Douglas Alemão, Pablo e Pedro Mota; Gabriel Falcão, Otávio e Yohan Marcellus; Lucas Xavier (Gabriel Henrique), Flávio Souza (Marcelo Maçola) e Fernandinho (Rafinha). Técnico: Sérgio Guedes.
Comentários: