Araraquara News

Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

🔴 Ao vivo

Policial

omando Vermelho: PF Apreende Fuzis!

Redação
Por Redação
/ 150 acessos
omando Vermelho: PF Apreende Fuzis!
PF Desmantela Esquema de Tráfico de Armas para o Comando Vermelho - Foto Reprodução/ Polícia Federal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

Operação Cash Courier

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 20 de março, a Operação Cash Courier, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de armas. A ação, realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), o Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), investiga um esquema responsável pelo envio de milhares de fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro.

Investigação e Apreensões

Com a participação de 80 policiais federais e 10 policiais civis, a operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, bairros da zona oeste da cidade. Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro e bloqueio de bens e ativos no valor de R$ 50 milhões, pertencentes aos investigados. A operação é um desdobramento da Operação Senhor das Armas, realizada em 2017, quando 60 fuzis foram apreendidos no Aeroporto do Galeão. Com base em novas investigações, a PF identificou um esquema que teria enviado cerca de 2 mil fuzis de Miami para o Rio de Janeiro. O armamento era distribuído à maior facção criminosa que atua em comunidades do estado, o Comando Vermelho (CV).

Lavagem de Dinheiro e Crimes Financeiros

A investigação revelou ainda que o líder do grupo criminoso usava empresas de fachada e laranjas para ocultar os lucros do tráfico e investir em imóveis e bens de alto valor, em uma estratégia para lavar dinheiro e dificultar a ação das autoridades. Os integrantes da organização criminosa responderão pelos crimes de tráfico internacional de armas, organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e corrupção passiva. O nome da operação, Cash Courier, faz referência ao método utilizado pelo grupo para movimentar dinheiro em espécie, evitando registros bancários que pudessem comprometer os envolvidos.

Publicidade

Leia Também:

 

Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar