Araraquara News

Notícias/Tempo

Primeira semana de inverno acende alerta para ar seco

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A primeira semana do inverno será marcada por temperaturas altas para os padrões em muitas regiões do país. Porém, mesmo com a ausência do frio, uma das características mais importantes do inverno será sentida em grande parte do Brasil neste período: a secura.

A massa de ar seco que já atuava em parte do centro do país se expande nos próximos dias e impede a ocorrência de chuva em toda Região Centro-Oeste, Sudeste, grande parte do Paraná, sul da Amazônia e parte do interior do Nordeste. Com isso, a expectativa é que de terça(21) até a próxima sexta(24), todas essas áreas fiquem secas, ensolaradas e com temperaturas altas no período da tarde. A população deve se atentar aos índices de umidade relativa do ar que devem ficar muito abaixo do ideal para a saúde.

Em geral, as tardes devem registrar valores de umidade relativa abaixo dos 30% nas áreas citadas, o que já é considerado estado de atenção, mas regiões como o Triângulo Mineiro, parte do oeste de Minas, Goiás, Distrito Federal, norte paulista, parte de Mato Grosso e até Mato Grosso do Sul podem marcar valores abaixo dos 20%. Esse percentual é considerado estado de alerta, já que a Organização Mundial da Saúde recomenda valores mínimos de 60% para o conforto humano.

Comentários:

Veja também