Araraquara News

Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 22 de Abril 2026

🔴 Ao vivo

Notícias/Saúde

Reflexões sobre 25 de outubro: Dia Nacional da Saúde Bucal

Por Carlos Takahiro Chone

Reflexões sobre 25 de outubro: Dia Nacional da Saúde Bucal
Crédito: Matheus Campos
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A prevalência e incidência do câncer de boca no Brasil são preocupantes, pois é um problema de saúde pública no país. O câncer de boca, também conhecido como câncer oral ou câncer de cavidade oral, é um termo geral que engloba tumores que afetam a região da boca, incluindo lábios, língua, gengivas, bochechas, céu da boca e a parte inferior da boca.

A incidência do câncer de boca no Brasil tem aumentado ao longo dos anos, devido ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool, que são fatores de risco bem estabelecidos. Além disso, a infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), higiene bucal e próteses dentárias mal adaptadas, também são fatores de risco. No Brasil, o câncer de boca é uma das neoplasias mais incidentes, o quinto mais frequente na população masculina. De acordo com dados do INCA, em 2023, foram estimados aproximadamente 16000 novos casos de câncer de boca no país e no mundo cerca de 377.713 novos casos. 

A exposição ao sol sem proteção nos lábios, também pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de lábios. O consumo de betel, uma mistura de folhas de betel com tabaco, é uma prática cultural em algumas regiões do Brasil e é um importante fator de risco.

Publicidade

Leia Também:

A prevalência do câncer de boca no Brasil é significativa, com uma alta taxa de mortalidade associada. A detecção precoce é fundamental para o tratamento bem-sucedido e a melhoria do prognóstico. Infelizmente, 75% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, o que torna o tratamento mais difícil e menos eficaz e frequentemente há maiores sequelas, como necessidade de traqueostomia e alimentação por senda naso-enteral. O tratamento cirúrgico apresenta os melhores resultados de cura quando comparados a outros tratamentos isolados. No câncer avançado, há necessidade de cirurgia, associada a radioterapia e quimioterapia. 

Para combater o câncer de boca, o sistema de saúde no Brasil tem adotado políticas de conscientização e prevenção, com campanhas de educação sobre os riscos do tabagismo, consumo de álcool e à importância do diagnóstico precoce no programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde. Além disso, a realização de exames periódicos e a adoção de medidas preventivas, como o uso de protetor solar labial e a vacinação contra o HPV, também são recomendadas. São sinais importantes: qualquer mudança na mucosa da boca por mais de 30 dias em fumantes, deve ser um alerta para a procura de um profissional especializado, odontologista, otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço. Esta doença se dissemina preferencialmente com metástases por via linfática com caroços no pescoço. Metástase em pulmão, fígado, cérebro e ossos são incomuns, em geral ocorrem em estágios avançados. A adoção de hábitos de vida saudáveis é essencial para reduzir o impacto do câncer de boca no país. Hoje em dia é possível fazer a detecção do câncer de boca sem necessidade de biópsias, mas com análise das proteínas celulares com uma “caneta” com a técnica de espectrometria de massa, de forma menos invasiva e rápida. O IOU iniciou pesquisas neste setor junto com o Baylor College of Medicine.

IOU

O Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça & Pescoço (IOU), na Unicamp, é um centro especializado no diagnóstico e tratamento do câncer de boca.  Nós somos pioneiros no Brasil, da técnica de pesquisa de linfonodo sentinela. Como a via de disseminação do câncer de boca é via linfática, os gânglios do pescoço, são a principal sede das metástases. Mesmo tumores iniciais podem ter risco de metástase linfáticas, não detectáveis a exames mais sofisticados de imagem. Assim com esta técnica de medicina nuclear, identificamos o linfonodo de maior risco e retiramos apenas este, sem necessidade de cirurgia mais extensa de esvaziamento cervical, com dissecção de vasos e nervos do pescoço, esta, uma cirurgia de maior morbidade. Na pesquisa de linfonodo sentinela o paciente fica um dia internado no máximo, com melhor recuperação.

Sobre o autor

Dr. Carlos Takahiro Chone – Médico; Cirurgião de Cabeça e Pescoço; Professor Associado Livre-Docente da Unicamp e Chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do IOU.

Serviço

Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, na Unicamp

Endereço: Av. José Roberto Magalhães Teixeira, 150 Campinas/SP

Site

instituto_IOU

LinkedIn

Facebook

Comunicação AMZ

Publicado por:

Comunicação AMZ

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR