Araraquara News

Notícias Região

Ribeirão Preto recebe espetáculo de teatro em cordel

Projeto cultural Viva o Cordel traz Mariane Bigio em uma produção para todas as idades

Ribeirão Preto recebe espetáculo de teatro em cordel
Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Teatro Santarosa de Ribeirão Preto será o palco do espetáculo de Mariane Bigio, com poesia, música e contação de histórias, utilizando teatro de bonecos, mamulengo, fantoches e outros recursos cênicos.  A apresentação será dia 25 de setembro, às 17h, e faz parte do projeto Viva o Cordel, com entrada gratuita.

Os textos são de autoria da poeta e cordelista Mariane Bigio e trabalham temas educativos e divertidos, buscando promover a valorização da literatura de cordel e o apreço pela leitura, sempre mesclando a diversão ao aprendizado.

Mariane Bigio é uma entusiasta da palavra. Pernambucana de Recife, tornou-se escritora, contadora de histórias, cantora e radialista. Ministra oficinas de literatura para crianças, jovens e educadores. Começou recitando nos mercados públicos da cidade, para o público boêmio do Recife. Hoje sua especialidade é a literatura de cordel escrita para crianças, mas Mariane continua aproveitando as oportunidades que surgem para recitar para “gente grande” e expor nas rimas os anseios e dilemas do cotidiano.

O projeto Viva o Cordel, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio do Atacadão, rede atacadista com mais 240 lojas espalhadas por mais de 160 cidades em todos em estados do Brasil.  "Promover apresentações, gratuitas que valorizem a cultura popular brasileira, situando a plateia nas origens da literatura em cordel, dando ação à palavra rimada, aliada à dinâmica do ritmo e mantendo vivo o interesse no espetáculo do primeiro ao último verso, são nossos propósitos", comenta Eliana Manzan, proponente e produtora do projeto.

Cordel
O cordel é uma linguagem literária caracterizada por contar histórias em poesia e com rimas. O nome faz referência à maneira como os livros eram expostos para a venda – pendurados em cordas ou barbantes. No Brasil, a literatura de cordel é muito popular no Nordeste, mas ela surgiu no século XVI na Europa quando a tecnologia da impressão gráfica permitiu reproduzir no papel as histórias orais popularizadas pelos trovadores. Os portugueses trouxeram a literatura de cordel para o Brasil no início da colonização.


Eliana Manzan

Idealizadora do projeto Viva o Cordel. É folclorista e educadora, pesquisadora da cultura popular nordestina, dos festejos populares e do folclore brasileiro. Pedagoga e escritora de livros destinados ao público infanto-juvenil. Produtora cultural premiada em projetos de valorização da cultura caipira, popular nordestina, de danças, folguedos, lendas e costumes.

Agenda
Teatro de Cordel

Quando: 25 de setembro de 2021 - 17h

Local: Teatro Santarosa -  Praça Rotary Club, 325 - City Ribeirão, Ribeirão Preto

Entrada: gratuita - classificação livre - retirada de ingressos na portaria do teatro com 30 minutos de antecedência - ingressos limitados
Uso obrigatório de máscara
Acessível em Libras


Sobre o Atacadão

Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 160 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 60 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 240 unidades de autosserviço e mais de 30 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!