Recentemente o Parlamentar João Clemente (PSDB) protocolou para o Poder Executivo Municipal a Indicação 3226 de 2023 propondo a realização de estudos técnicos e anamneses acerca da criação do Programa Municipal de Prevenção à Infartos e Intercorrências Cardíacas – como a HAS Hipertensão Arterial Sistêmica na População Negra, por meio de Campanhas de Conscientização, Prevenção e Cuidados, quiçá com ações integradas à instituições de ensino, pesquisa e extensão, presentes inclusive em Araraquara.
"Por meio de Campanhas de Conscientização, Prevenção e Cuidados, o Poder Público Municipal, que possui colaboradores da saúde dedicadíssimos, poderia desenvolver – publicizar ações lúdico-informativas-educativas que levem a conscientização da população e diminuição dos infartos e demais intercorrências cardiovasculares; a redução progressiva de internações hospitalares; redução do índice de mortalidade na área; treinamentos específicos para o quadro de colaboradores; melhoria contínua da saúde da população atendida", sintetizou o Vereador.
"O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida", lembra o Parlamentar citando o site: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/i/infarto.
Pugna-se, ainda, sempre muito respeitosamente, para que o Programa Municipal de Prevenção à Infartos e Intercorrências Cardíacas, por meio de Campanhas de Conscientização, Prevenção e Cuidados soerga uma temática racial consistente, à luz da Política Nacional da Saúde Integral da População Negra, arrazoou Clemente.
Divulgue seu Instagram - SAIBA MAIS...