Araraquara News

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

🔴 Ao vivo

Saúde

CUIDADOS OCULARES DURANTE CARNAVAL GARANTEM FOLIA SEGURA

Multi Comunicar
Por Multi Comunicar
CUIDADOS OCULARES DURANTE CARNAVAL GARANTEM FOLIA SEGURA
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/acessorios-multicoloridos-268481/
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

O carnaval é uma das festas populares mais esperadas pelos brasileiros, mas, além de celebrar, é preciso ter cuidados especiais com a saúde ocular. O período do verão é conhecido pelo elevado número de diagnósticos de conjuntivite, uma patologia altamente contagiosa e, a combinação do clima seco e úmido da estação, junto do maior tempo ao ar livre, aglomeração e visitas a piscinas, facilitam a contaminação. 

A oftalmologista diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Juliana Guimarães, explica que a conjuntivite acontece através do contato direto com a secreção liberada do olho, deixando vermelho, grudento, inchado, ardendo, com sensação de areia, coceira, sensível à luz e embaçado.

A pessoa contaminada precisa ter cautela para não transmitir a doença, começando por não compartilhar objetos de uso pessoal, como óculos e maquiagem. A recomendação é não coçar os olhos. O tratamento deve ser seguido adequadamente para evitar o desenvolvimento de uma úlcera de córnea e até a perda da visão.

Publicidade

Leia Também:

A atenção também deve ser redobrada com maquiagens e produtos aplicados próximos aos olhos, visto que compostos químicos são agressivos.  A indicação é sempre testar pinturas, por exemplo, com antecedência, pelo risco de alergia, além de ter cuidado ao colar os cílios e o glitter, tanto pela cola quanto as mini partículas de plástico e metais do brilho com capacidade para arranhar a córnea. Já o protetor solar, precisa possuir boa durabilidade, para não escorrer e atingir os olhos. 

Juliana ainda lembra que os cuidados devem continuar durante a festa, até porque, no meio da folia, confetes, serpentinas, sprays e até bebidas são arremessadas. O procedimento para os casos envolvendo produtos químicos é lavar o local abundantemente em água corrente ou soro fisiológico, porém, é difícil seguir esta prática, quando se está na rua. 

Os foliões envolvidos em incidentes devem procurar postos de atendimento, como o SAMU ou dirigir-se diretamente a um hospital. Todos devem se proteger da longa exposição ao sol e produtos, usando óculos escuros.

Comentários:

🚀 Aumente vendas e reforce sua marca! Anuncie aqui, alcance mais clientes