Espaço para comunicar erros nesta postagem
Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
Ao acompanhar a realização do Enem para mais de 5 milhões de inscritos neste domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o país enfrenta uma verdadeira batalha pela educação e contra o retrocesso social.
Em transmissão realizada diretamente do centro de monitoramento do exame na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, o chefe do Executivo enfatizou o caráter pacífico e transformador do processo seletivo.
Para garantir a logística de aplicação em todo o território nacional, mais de 596 mil profissionais atuam no certame, incluindo servidores federais, fiscais e funcionários dos Correios. As avaliações acontecem neste domingo e continuam no próximo dia 15 de novembro.
O presidente transmitiu uma mensagem de otimismo aos participantes, chamando-os de "soldados do futuro" e orientando que mantenham a calma durante as provas. Ele ressaltou que a busca pelo conhecimento é fundamental para a dignidade humana.
Ao relembrar sua trajetória pessoal como torneiro mecânico, o presidente ressaltou como a falta de escolaridade impacta o tratamento dispensado às pessoas, destacando o valor transformador do diploma.
Incentivo ao ensino superior
Durante a transmissão, o presidente reiterou a promessa de criar o programa Pé-de-Meia universitário. A iniciativa seguirá a estrutura do projeto já existente no ensino médio, oferecendo suporte financeiro aos estudantes para evitar a evasão motivada por dificuldades econômicas.
Logística e garantias aos candidatos
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, detalhou a complexidade operacional da avaliação, que distribui provas em mais de 184 mil salas distribuídas por 1.901 municípios em uma única manhã.
Barchini informou que o Inep acompanha as condições meteorológicas em todo o país. Candidatos eventualmente prejudicados por eventos climáticos severos terão direito a uma nova aplicação, conforme as regras estabelecidas no edital.
Por fim, o ministro lembrou que o desempenho na avaliação permite o acesso ao ensino superior não apenas pelas universidades públicas, mas também por meio de bolsas e financiamentos do ProUni e do Fies.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se